Resgate

Nos EUA, voluntários salvam quase 5.000 tartarugas do frio

Animais ficaram paralisados com a onda de frio e foram levados para um centro de convenções, onde ficarão até que a temperatura suba

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Imagem de centro de convenções com tartarugas marinhas da costa do Texas
Imagem de centro de convenções com tartarugas marinhas da costa do Texas (Nos EUA, voluntários salvam quase 5.000 tartarugas do frio)

TEXAS - Milhares de tartarugas marinhas apareceram nas praias de uma ilha na costa sul do Texas por causa da onda de frio que atinge o estado e a região sul dos Estados Unidos.Onda de frio nos EUA deixa mais de 20 mortos; milhões ficam sem luz

Moradores da região se voluntariaram e levaram 4.700 animais para um centro de convenções. As tartarugas foram colocadas em banheiras em locais fechados, até que a água do mar esteja mais quente para soltá-las.

"É um acontecimento sem precedente", disse Wendy Knight, diretor-executivo do centro de pesquisas Sea Turtle Inc, que comanda a campanha. Ele afirmou que em um inverno comum, o número de tartarugas que aparece nas praias é de 100 a 500.

Milhões de pessoas do Texas estão sem aquecimento residencial, porque há falta de energia no estado. A rede de transmissão e distribuição de energia teve problemas com as temperaturas muito mais baixas que a média.

Ed Caum, diretor-executivo do centro de convenções, afirma que as tartarugas estão paralisadas pelo frio. Os animais de sangue frio têm isso: eles não conseguem se mover quando a temperatura do ambiente cai muito.

Sem aquecimento

Milhões de texanos iniciaram ontem seu quarto dia dia sem aquecimento na esteira de uma tempestade de inverno cruel que matou mais de 20 pessoas, e a presença do gelo causa transtornos no maior Estado norte-americano e na região durante dias.

Cerca de 2,7 milhões de moradias do Texas ainda estavam ontem sem energia, de acordo com o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Ercot), cooperativa responsável por 90% da eletricidade estadual que vem sendo cada vez mais criticada por causa dos blecautes.

Laura Nowell, que tem 45 anos e mora em Waco com os quatro filhos, disse que sua família está sem eletricidade desde antes do amanhecer de segunda-feira,15, e vem tentando se aquecer se revezando dentro do carro por períodos curtos. "Há gelo por todo o lado", contou.

O Serviço Nacional do Clima disse que a precipitação de neve e o acúmulo de gelo provavelmente terminariam perto do meio-dia desta quarta-feira no norte do Texas, oferecendo algum alívio, mas manteve um alerta de tempestade de inverno em vigor até as 20h e avisou que temperaturas baixas recordes continuarão durante dias.

O mercado de energia desregulamentado do Texas oferece poucos incentivos financeiros para as prestadoras de serviço se prepararem para a onda rara de frio intenso, dizem críticos há anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.