COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
QUEM está mudando de idade hoje, último dia do signo de Aquarius, é uma das figuras mais alegres e queridas de nossa sociedade: Ana Lúcia Albuquerque, que forma com o empresário Amaro Santana Leite um dos casais de maior charme desta cidade (foto).
QUEM está mudando de idade hoje, último dia do signo de Aquarius, é uma das figuras mais alegres e queridas de nossa sociedade: Ana Lúcia Albuquerque, que forma com o empresário Amaro Santana Leite um dos casais de maior charme desta cidade (foto).
A CLASSE artística tem experimentado o que ela chama de “Lockdown Musical”, uma vez que as autoridades proibiram os eventos e, principalmente, as apresentações em bares e casas noturnas. No Maranhão, as vozes que nos trazem alegria estão caladas, como a da cantora Fabrícia (foto), que está fazendo falta com sua beleza, carisma, talento e altíssimo astral
A CLASSE artística tem experimentado o que ela chama de “Lockdown Musical”, uma vez que as autoridades proibiram os eventos e, principalmente, as apresentações em bares e casas noturnas. No Maranhão, as vozes que nos trazem alegria estão caladas, como a da cantora Fabrícia (foto), que está fazendo falta com sua beleza, carisma, talento e altíssimo astral

Doação de salário
Por meio das redes sociais, o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, afirmou que doará todo seu salário referente ao mês de fevereiro aos fazedores de cultura daquele município.

O gestor municipal informou que o valor será revertido em cestas básicas, a serem distribuídas aos profissionais.

No vídeo gravado, o prefeito explica que, durante o Carnaval deste ano, os agentes de cultura de Santa Inês não trabalharam e, por isso, ficaram sem renda.

Alguns entraves
Na Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Fábio Braga destacou o aumento da produção de grãos no Maranhão e elencou entraves que enfrentam os produtores da área denominada Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O parlamentar lamentou, por exemplo, a situação de trafegabilidade na MA-006.

Braga disse que não consegue entender como o Maranhão e o Brasil deixam a população daquela região, uma das maiores produtoras de grãos do país, passar por esse tipo de dificuldade.

Ciclo concluído
Concluído o ciclo de imunização contra a Covid-19 dos profissionais das unidades da rede estadual de saúde de São Luís.

Todos os trabalhadores de unidades como os hospitais de referência no tratamento da doença, UPAs,

policlínicas e outras passaram pelo ciclo de imunização, recebendo as duas doses da vacina.

Como se sabe, os profissionais da saúde estão literalmente na linha de frente da guerra contra a Covid-19, há quase um ano.

“Mulher Sente”
Irmã do sertanejo Michael Wesley, a cantora e compositora Mayra Santana lançou uma nova música: “Mulher Sente”, composição de Jack Pallas, com
produção musical de Niel Bass e gravação assinada pela Araruna Produções. A artista também gravou o clipe da canção, nas dunas da praia de
Sabiaguaba, em Fortaleza (CE). O videoclipe está disponível no YouTube.

Durante a pandemia, Mayra Santana participou de lives e, além disso, realizou uma transmissão ao vivo especial, quando em que recebeu convidados, executou composições próprias e interpretou músicas de outros artistas.

Mais votado
O juiz Cristiano Simas de Sousa, auxiliar da Comarca da Ilha de São Luís, foi o mais votado entre os quatro candidatos inscritos para a indicação
ao cargo de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na categoria juiz de Direito.

A votação ocorreu em razão do acesso de José Gonçalo de Sousa Filho ao cargo de desembargador do TJMA, no dia 3 de fevereiro passado.

Campanha da Fraternidade
A Arquidiocese de São Luís realizou, ontem, virtualmente, a coletiva de imprensa de lançamento da Campanha da Fraternidade. Participaram o arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário, e o coordenador da equipe diocesana de campanhas, Delso de Jesus. Há 57 anos, os católicos no Brasil
celebram na Quarta-Feira de Cinzas o início do Tempo Quaresmal e a abertura da campanha. O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema, “Cristo é a nossa paz: o que era dividido, fez uma unidade”.

TRIVIAL VARIADO
Mesmo em um período difícil para o setor hoteleiro, o Hotel Blue Tree São Luís tem se destacado em sites especializados. No hotéis.com, por exemplo, a unidade maranhense recebeu alta pontuação dos hóspedes e ficou entre os melhores locais para se hospedar em São Luís.

Em tempo: o bom desempenho também aparece no booking.com no qual o hotel maranhense também aparece bem avaliado. Itens como limpeza, conforto,
localização, comodidade, funcionário, estão sob os olhares atentos dos hóspedes.

Dois dos maiores hospitais particulares de São Luís estão com 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para Covid-19.

No UDI do Jaracati, os 30 leitos de UTI estão ocupados. Dos 35 leitos de enfermaria disponíveis, 30 estão sendo utilizados (85%).

O delegado Ederson Martins é o novo superintendente estadual de Investigações Criminais do Maranhão.

Para evitar demissões durante a pandemia, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda poderá ser restabelecido por mais 180 dias. É
o que propõe um projeto de lei de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Ontem, na Assembleia Legislativa, a deputada Daniella Tem, que é a coordenadora da Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio da Casa
do Povo, repercutiu o julgamento do empresário Lucas Porto, marcado para o dia 24 de fevereiro. Lucas é suspeito de assassinar a publicitária Mariana Costa, em 2016.

Terminam amanhã as inscrições para o cadastro do recebimento de chips com pacote de dados mensal de 20gb para os estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O objetivo é que os alunos possam acompanhar as atividades acadêmicas não presenciais devido à pandemia do novo Coronavírus.

Tem mais: poderão se cadastrar estudantes matriculados e frequentes em cursos presenciais e semipresenciais da educação técnica de nível médio e de
graduação.

DE RELANCE

Pesquisa sobre isolamento
Alunos do programa de pós-graduação em Gestão e Assessoria de Imprensa do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão iniciaram uma pesquisa de opinião pública que tem como tema o isolamento social. O isolamento pode ser vertical, em que somente pacientes que compõem o grupo de risco para a doença ficam isolados, ou horizontal, no qual somente os serviços essenciais são mantidos. O isolamento social horizontal é uma medida em que se isola o maior número de pessoas em suas residências e, por esse motivo, é o mais indicado no cenário atual, uma vez que apresenta maior
potencial para conter a epidemia.

Seminário virtual
Tem data o Seminário Internacional sobre Direitos Humanos e Empresas: “Povos, comunidades, natureza: insurgências frente ao extrativismo predatório”. O evento virtual acontecerá de 15 a 19 de março, para sensibilizar, denunciar, realizar debater e trocar experiências a respeito dos impactos socioambientais e das violações de direitos gerados por empresas mineradoras e suas cadeias de suprimentos. A iniciativa é inspirada no Seminário Internacional “Carajás 30 Anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia oriental”, realizado em 2014, em São Luís.

Combate ao alcoolismo
Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Uma pesquisa feita pela Organização Pan-Americana da Saúde em 33 países e dois territórios das Américas apontou que, no Brasil, 42% dos entrevistados relataram alto consumo de álcool durante a pandemia de Covid-19. Os dados foram coletados entre maio e junho de 2020 por meio de um questionário online. O uso nocivo do álcool é um dos fatores de risco de maior impacto para a morbidade, mortalidade e incapacidades em todo o mundo, relacionado a 3 milhões de mortes em 2016, ou seja, o equivalente a quase 5,3% de todas as mortes no mundo.

Golpe nas redes
Esta semana, o deputado Arnaldo Melo denunciou que criminosos estavam usando seu nome para aplicar golpes, com o objetivo de clonar contas no Whatsapp. O golpista estava ligando para pessoas do círculo de amizade do parlamentar e informando sobre uma festa “organizada pelo deputado Arnaldo Melo” e que era necessário confirmar presença. Para isso, informava que a vítima precisava clicar no link que seria enviado por SMS ou por email.

Taty em reality
A jovem empresária, digital Influencer e musa fitness Tatiana Lobão participará do reality “A Casa do Zé”, que reunirá celebridades e famosos entre os dias 11 e 17 de março, em Goiânia. A “Casa do Zé” será comandada pelo especialista em comportamento humano José Roberto Marques, que abrirá sua residência para receber os participantes. Utilizando uma metodologia educacional, o reality ensinará aos participantes quais são as sete chaves para uma nova vida, transformadas por meio de teorias, dinâmicas de alto impacto e técnicas descomplicadas. O prêmio para o vencedor será no valor de 150 mil reais.

Pré-matrículas online
Estudantes interessados em uma das vagas das unidades escolares da rede estadual, em São Luís, têm até amanhã para fazer a pré-matrícula on-line. São disponibilizadas vagas nas unidades da rede de Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs), Centros Educa Mais e escolas regulares. A pré-matrícula pode ser feita por meio do link: https://www.educacao.ma.gov.br/pre_matricula/.

Spray contra Covid
Tudo vale para derrotar o coronavírus. Agora, o presidente Jair Bolsonaro pretende enviar uma comitiva brasileira para conhecer o spray nasal EXO-CD24, contra a Covid-19, que está sendo desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel. Pelo que tudo indica, o tratamento da doença em casos graves, por meio desse spray, tem tudo para dar certo.

Para escrever na pedra:
“Palavras são nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de ferir e de curar”. De J.K. Rowling.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.