Imunização

Maranhão registra menor índice de vacinação no ranking nacional

Estado dispõe de 46.900 doses da CoronaVac; em alguns municípios, como Balsas, restam doses apenas para completar o ciclo da primeira aplicação; em São Luís, ainda há 3.723 doses de vacina no saldo

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Grupos prioritários ainda recebem doses da vacina contra a Covid-19
Grupos prioritários ainda recebem doses da vacina contra a Covid-19 (Vacinação drive-thru)

São Luís – Dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, divulgados na noite de terça-feira, 16, apresentaram o Maranhão como o estado com menor índice de vacinas contra Covid-19 aplicadas no país. Apenas 1,44% da população maranhense já recebeu a primeira dose, e 0,15% a segunda. De acordo com a Secretária de Estado da Saúde (SES), o MA já recebeu 306.540 mil doses, entre CoronaVac e Astrazeneca, e até o momento, já foram aplicadas112.706.

Na região metropolitana de São Luís, 77,07% do público-alvo já foi imunizado. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que, atualmente, dispõe de 3.723 doses de vacina no saldo da Rede de Frio. O Município está aguardando a chegada de novas doses para incluir outros públicos e, posteriormente, fazer a divulgação do calendário de vacinação.

A SES destacou que a Rede de Frio Estadual dispõe de 46.900 doses da CoronaVac, que começará a ser distribuída de 22 a 25 de fevereiro. Contudo, sem a compra e distribuição de mais doses das vacinas contra Covid-19 pelo Governo Federal, municípios de todo o país estão tendo de suspender a campanha de vacinação, por não haver vacina suficiente para continuar a imunização da população, e no Maranhão não está sendo diferente.

Na manhã desta quarta-feira, 17, foi anunciado que no município de Balsas, das 4 levas recebidas de vacina, ainda restam apenas cerca de mil doses para continuar a campanha. Durante reportagem do Bom Dia Mirante, a Prefeitura daquele município informou que caso não cheguem novas vacinas, a campanha terá que ser suspensa. Em nota enviada ao O Estado, o Governo do Maranhão informou que não há previsão da chegada de novas doses.

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Ministério da Saúde não comunicou previsão de chegada de novas doses das vacinas contra a Covid-19, tampouco quantitativo ou grupo a ser vacinado na próxima remessa”, é ressaltado em nota. Em entrevista para a TV Mirante, o secretário de Saúde ressaltou que já foi enviado uma liminar ao Supremo Tribunal Federal pedindo a compra de mais doses da vacina e que é responsabilidade do Ministério da Saúde adquirir as doses para serem distribuídas entre os estados.

Os secretários estaduais de saúde se uniram para pedir um posicionamento do Ministério da Saúde. A Frente Nacional de Prefeitos também divulgou nota em que cobra: "É urgente que o país tenha um cronograma com prazos e metas estipulados para a vacinação de cada grupo” e reclama que os “sucessivos equívocos do governo federal na coordenação do enfrentamento à Covid-19 estão diretamente ligados à escassez e à falta de doses de vacinas em cidades de todo o país”.

Mais vacinas
De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro lote de insumos para a produção das vacinas da Astrazeneca chegaram no último dia 06. A previsão é que um milhão de doses sejam entregues até dia 19 de março. Já a CoronaVac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan, tem a previsão de ser distribuída a partir do dia 23 de março.

O Ministério da Saúde também informou que está negociando a compra de 20 milhões de doses da vacina russa Sputnik V e outros 10 milhões da indiana Covaxin e assinou, nesta segunda, 15, o contrato com o Instituto Butantan para a compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac, que serão entregues a partir de maio. A opção de compra já estava prevista no primeiro contrato assinado em janeiro. O Ministério chegou a dizer que a aquisição estava confirmada, mas o contrato não tinha sido assinado até agora.

NÚMEROS

1,44% da população maranhense já recebeu a primeira dose da vacina
77,07% do público-alvo da região metropolitana de São Luís já foi imunizado
46.900 doses estão disponíveis no saldo da Rede de Frio do estado
3.723 doses estão disponíveis no saldo da Rede de Frio de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.