Igreja católica

Campanha da Fraternidade é apresentada em São Luís

Tema deste ano é "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" e o lema, "Cristo é a nossa paz: o que era dividido, fez uma unidade"; apresentação ocorreu em live

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Ação foi apresentada por Dom Belisário e pelo coordenador da equipe diocesana de campanhas, Delso de Jesus
Ação foi apresentada por Dom Belisário e pelo coordenador da equipe diocesana de campanhas, Delso de Jesus (campanha da Fraternidade)

São Luís - “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” é o tema da Campanha da Fraternidade 2021 e o lema é “Cristo é a nossa paz: o que era dividido, fez uma unidade”. Ontem de manhã, a campanha foi lançada nacionalmente e, à tarde, por meio de uma live, foi apresentada oficialmente em São Luís, pelo arcebispo metropolitano de São Luís, dom José Belisário da Silva, e pelo coordenador da equipe diocesana de campanhas, Delso de Jesus.

“Foi uma live para falarmos um pouco da proposta da campanha deste ano, seu tema e lema. Detalhamos o objetivo geral e o específico, falando um pouco sobre as metodologias para chegar aos fieis, já que estamos em um ano de pandemia”, explicou Delso de Jesus.

De acordo com o coordenador, o diálogo com a sociedade será de extrema validade durante a campanha. “Nós percebemos que a pandemia acirrou a violência nos lares, pela dificuldade de convívio entre as pessoas. Daí a necessidade de trabalharmos essa questão durante a campanha”, frisou, informando que as celebrações presenciais serão realizadas com limite de pessoas e haverá, também, programação virtual.

No sábado, haverá a missa de lançamento da quinta edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica, às 17h, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora e Missionária e pelos vigários forâneos. No domingo, estão previstas celebrações de abertura em todas as paróquias da Arquidiocese de São Luís.

Ao longo do período quaresmal, outras atividades celebrativas e formativas devem ser realizadas nas igrejas, culminando com a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos, dia 28 de março. A campanha deste ano é um convite à reflexão para identificar caminhos de superação das polarizações e violências que marcam a sociedade atual. É uma proposta à celebração da unidade na diversidade.

Segundo o padre Pablo Neves, da Igreja Sirian Ortodoxa em São Luís, é interessante ressaltar que o significado da participação das igrejas em um evento como este é que elas se descentralizam dos seus problemas particulares para se encontrarem nas carências, demandas e clamores das pessoas que, na verdade, são comuns. “A campanha é para além do ecumenismo. É uma campanha em que o diálogo é fundamental para pactuar a vida”, afirma.

De acordo com o arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva, é necessário pensar em gerar um mundo aberto e concreto, em que todos os seres humanos sejam, de fato, iguais. “A realização dessa Campanha da Fraternidade em momento tão difícil para a humanidade pode reavivar nossa fé e nossa esperança em um mundo mais fraterno e mais solidário”, afirma o arcebispo.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica vem sendo realizada pela Igreja Católica em parceria com outras igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, desde o ano 2000. Em São Luís, as igrejas participantes são Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

SAIBA MAIS

Campanha

A Campanha da Fraternidade Ecumênica tem sido realizada, em média, a cada cinco anos. A iniciativa congrega as diversas denominações cristãs que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. A campanha de 2020 teve como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. O evento do ano passado refletiu sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. E, também, nos desafios dos tempos atuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.