Superação

Maranhense segue brilhando no karatê "virtual" em meio a pandemia

Maior expoente do Maranhão na sua categoria, Radhyja do Carmo conquistou o ouro na Copa Zanshin de karatê, em competição online, organizada em São Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Radhyja do Carmo acumula medalhas mesmo na pandemia
Radhyja do Carmo acumula medalhas mesmo na pandemia

SÃO LUÍS - Maior expoente da sua categoria no karatê maranhense e nome certo em pódios das competições nacionais, Radhyja do Carmo Silva segue sendo destaque mesmo neste momento de pandemia, quando as disputas são realizadas apenas de forma virtual. Na semana passada, a karateca maranhense, aluna do Colégio Militar Tiradentes I, da Vila Palmeira, que é atleta do sub- 14, faixa roxa, sob os treinamentos do sensei Marco Aurélio, da academia Seiryukan, conquistou o ouro na Copa Zanshin de karatê. Radhyja vem acumulando bons resultados, mesmo com dificuldades para os treinamentos. Em 2020 empilhou medalhas, mesmo em disputas à distância.

A atleta, que já foi eleita pela Federação Maranhense de Karate (FKEM) a melhor atleta da sua categoria, conquistando a 3ª colocação do ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), em 2019, venceu a Copa Zanshin virtual de kata, coordenada pelo sensei Igor Menezes, na cidade de São Paulo, realizada no dia 13 deste mês. Na disputa estavam 337 competidores, de 15 estados, divididos em 46 clubes. Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Roraima, São Paulo, Paraíba, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo e Alagoas tiveram representantes.

E, logo após mais esse ouro, Radhyja do Carmo já voltou aos treinos para os seus próximos compromissos. No dia 17 de março, ela vai disputar a II Copa Brasil de Karatê, em São Paulo, em duas categorias: “Kata Feminino 12 / 13 anos faixa roxa/marron e preta” e na Kata feminino OPEN Brasil na categoria menor que 16 anos.

Competições “online”

As competições virtuais de karatê funcionam da seguinte maneira: o atleta envia um vídeo do seu kata para a organização do evento, que, em data e horário marcado, é analisado sob critérios técnicos e atléticos pelos árbitros da competição, sendo atribuído as notas. Consequentemente o atleta com maior pontuação é o vencedor da categoria que está disputando.

O que é o kata?

O "Kata" é uma sequência de movimentos de técnicas de ataque e defesa, com base em critérios técnicos (conformidade na execução dos movimentos) e atléticos (o tempo e força utilizados nessa execução.

Vitórias em 2020

Radhyja mantém boa forma, apesar das dificuldades
Radhyja mantém boa forma, apesar das dificuldades

Depois de conquistar um ouro e um bronze na Copa Norte de Karatê on-line, realizada pela Federação de Karatê do Estado do Pará (FKEPA), e o Karatê Open Goiás respectivamente, no mês agosto, a jovem karateca venceu I Copa Budo Kan Karatê Virtual, realizada pela Federação Maranhense de Karatê (FKEM), realizado no dia 27 de setembro, e foi ouro também no Campeonato Carioca de Kata on-line, no dia 10 do mesmo mês, em competição da Tradicional Federação Carioca de Karatê DO (TFCK). Já no dia 17, ela ficou com a prata no I Campeonato Virtual de Kata do Conexão Karate Clube, uma realização da Federação Baiana de Karatê (FBK).

Aperfeiçoamento online

Mesmo antes das competições online, Radhyja do Carmo Silva já estava treinando virtualmente. Com suas atividades esportivas suspensas, a jovem atleta, que diz sentir muita falta do convívio com os amigos do Colégio Militar Tiradentes I, tem dedicado parte do seu tempo, mas precisamente as madrugadas, para fazer workshops pela internet. Neste período da pandemia ela já treinou até com professores do Japão, em um seminário online. Diariamente ela treina, também pela internet, com sensei o Marco Aurélio, da Japan Karatê Shoto Federation (JKS).

Também participou do Workshop de Kata, com os sensei Luiz Inácio e Fabrice Chiron e da Jornada de Kata, com o sensei Rodrigo Souza, com nove aulas de kata avançado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.