Testagem

Mais de 520 mil testes para diagnóstico da Covid-19 realizados no Maranhão

Segundo boletim epidemiológico da Secretária de Estado da Saúde (SES) desta terça-feira, 522.150 testes foram realizados no Maranhão, que tem mais de 8 mil casos ativos da doença

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
No drive-thru teste rápido é realizado em pessoas a partir de 45 anos
No drive-thru teste rápido é realizado em pessoas a partir de 45 anos (teste rápido de Covid-19)

São Luís – Uma das formas de garantir o rápido diagnóstico de Covid-19, sem colocar em exposição os grupos de risco, é a testagem rápida em drive-thru, que é realizada no Parque Rangedor, em São Luís. Já utilizada em alguns momentos, em que havia alta no contágio do vírus, no último ano, a testagem nesse formato foi reiniciada no dia 20 de janeiro, com a reaceleração da contaminação pelo vírus.

Atualmente, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretária de Estado da Saúde (SES) divulgado na ontem, 16, 522.150 testes de Covid-19 foram realizados no Maranhão. Hoje, o estado tem 8.761 casos ativos.

Em um primeiro momento, o serviço de testagem era voltado apenas para os idosos e gestantes, mas com o agravamento da propagação do coronavírus no estado, e o aumento na ocupação de leitos na capital maranhense, na última sexta-feira, 12, o serviço passou a abranger pessoas acima de 45 anos, gestantes, pessoas com deficiência e idosos.

São três tendas instaladas no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau. O atendimento acontece no horário das 8h às 16h, e pessoas que já testaram em drives anteriores podem testar novamente. Para realizar o teste, é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante. Com o cancelamento das festas de Carnaval, o serviço se mantém normalmente e deve seguir por tempo indeterminado.

“Estamos acompanhando, com a SES e ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), o cenário da pandemia, para atuarmos sempre de forma preventiva e rápida. O drive-thru é uma estratégia que usamos em outras três oportunidades, que deu um resultado muito satisfatório, principalmente na detecção precoce de casos”, informou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande.

Aumento na contaminação
De acordo com o novo levantamento divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa, em relação aos dados da última segunda-feira, 15, o Brasil apresentou a 3ª maior média móvel de óbitos da série histórica, com variação de +3%, tendo o Maranhão como um dos estados em crescente no número de óbitos.

O Maranhão apresenta nesta semana um aumento de variação de 18%. Contudo, na última semana (10) o Maranhão chegou a alcançar a uma variação de +103% de óbitos. Desde o dia primeiro do fevereiro a dia 15, o estado registrou mais 163 óbitos e continua em alerta vermelho.

No início do mês (3), inclusive, os 24 pesquisadores responsáveis pelos inquéritos sorológicos de prevalência da infecção pelo vírus SARS-CoV-2, composta de infectologistas, epidemiologistas e outros profissionais, emitiram uma nota alertando a população a respeito da reaceleração dos casos de Covid-19 no estado.

“A atual situação é preocupante, pois foram detectadas mutações no coronavírus, gerando novas variantes, tais como a P.1., detectada inicialmente em Manaus. Evidências sugerem que essa variante consegue escapar da imunidade gerada pela primeira infecção. Apesar de mais de 40% da população maranhense já ter sido infectada pelo novo coronavírus e desenvolvido anticorpos contra ele, reinfecções estão sendo diagnosticadas”, foi ressaltado em nota

De acordo com a Secretária de Estado da Saúde (SES), 20 foram amostras com possibilidade de conter a nova variante foram coletadas e continuam aguardando análise e resultado do Instituto Evandro Chagas (IEC). Contudo, em razão do grande volume recebido pelo laboratório de referência nenhuma data foi informada como previsão para divulgação do resultado destas amostras.

Novos leitos
Uma das medidas adotadas em relação ao novo quadro reaceleração dos casos pela SES, mesmo diante da ausência de confirmação de uma nova variante, é a ampliação da rede hospitalar de assistência aos pacientes com sintomas da Covid-19 e variantes, bem como pleiteado junto ao Ministério da Saúde celeridade na aquisição e distribuição de doses da vacina contra a Covid-19, sobretudo daquelas as quais estudos apontam para a eficácia contra as variantes.

Na última semana (08) com a alta nas ocupações dos leitos, o Governo do Maranhão decidiu ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo a abertura de novas vagas na rede hospitalar. Segundo o Governo, com base em reportagem do portal UOL, não há atualmente leitos de UTI abertos no estado e mantidos por recursos federais.

O governador também confirmou, por meio de suas redes sociais, que o Maranhão recebeu um novo Hospital de Campanha, fruto de doação do governo norte-americano, que está em fase final de montagem e instalação no município maranhense de Bacabal e deve começar a funcionar na próxima semana. No total, a unidade contará com tendas para 40 leitos, além de geradores de energia e quatro ventiladores. Uma delegação do Departamento de Defesa dos EUA está no estado para treinar a equipe da Defesa Civil que vai gerenciar o uso do material.

Nesta semana, a Prefeitura de São Luís também entregou mais 50 leitos exclusivos para atendimento a pacientes com casos moderados e graves de Covid-19, no Hospital da Mulher. A unidade será de referência da rede municipal de saúde. Os leitos estão divididos em 30 de enfermaria, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de Suporte Avançado. Com isso, somente nesta unidade, serão 20 leitos para atendimento especializado para pacientes em estado mais grave da doença. A entrega faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento às Síndromes Respiratórias por meio do qual a Prefeitura de São Luís ofertará 120 leitos exclusivos para o tratamento dos pacientes infectados pelo coronavírus.

NÚMEROS

8.761 casos ativos de Covid-19 no Maranhão, conforme boletim epidemiológico divulgado no dia 15
522150 testes para diagnóstico de casos de Covid-19 foram realizados no Maranhão, conforme boletim epidemiológico divulgado no dia 15

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.