Previsão do tempo

Previsão é de chuva durante toda a semana em São Luís

Tempo chuvoso será para todo o Nordeste, principalmente nos estados do Maranhão, Ceará e Piauí, segundo o Climatempo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Nuvens escuras sob o centro de São Luís durante esta segunda-feira
Nuvens escuras sob o centro de São Luís durante esta segunda-feira (chuva)

São Luís - A terça-feira, 16, será chuvosa em São Luís, tanto o dia quanto a noite, segundo informações do Climatempo. A temperatura na capital maranhense deve variar entre 24ºC de mínima e 28ºC de máxima. Assim como na segunda-feira, 16, quando o dia foi nublado com pancadas de chuva em algumas áreas, esta terça-feira, 16, tem previsão de elevada precipitação pluviométrica.

E o tempo chuvoso será para todo o Nordeste, principalmente nos estados do Maranhão, Ceará e Piauí. A expectativa, segundo o Climatempo, é de muita chuva na região, inclusive em áreas do sertão e agreste. Em áreas da faixa leste nordestina, as pancadas continuarão ocorrendo de forma rápida e não apresentam risco para temporais.

O Climatempo explica que a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão estimular a formação de muitas áreas de instabilidade em todo o Nordeste nos próximos dias.

A partir de quarta-feira, 17, a ZCIT se afasta novamente da costa norte do Brasil, mas uma grande mudança na circulação dos ventos vai estimular a formação de muitas nuvens carregadas na Região. A expectativa é de chuva volumosa em praticamente todas as áreas do Maranhão, Bahia, Ceará, Piauí e até em áreas do sertão da Paraíba e de Pernambuco. O tempo deve ficar firme em pouquíssimas localidades, especialmente entre as capitais Recife, Natal e João Pessoa.

Chuva muito volumosa
Os volumes de chuva dos próximos dias serão muito expressivos na região Nordeste. Contabilizando o período que começou no domingo, 14, e vai até o dia 18 de fevereiro, a projeção dos modelos meteorológicos é de mais de 200mm acumulados em áreas do Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia.

SAIBA MAIS

Período chuvoso se intensifica no MA

Segundo o meteorologista Hallan Cerqueira, em recente entrevista a O Estado, o período chuvoso em São Luís, conhecido como “inverno”, só começa de fato a partir desta segunda quinzena de fevereiro. O período de transição é influenciado pelo sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que representa uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, e segundo o meteorologista, é o posicionamento desse sistema que pode causar as chuvas ou sua inibição no norte do Maranhão.

“A gente foi prejudicado pelo posicionamento anormal de outro sistema que provoca essas chuvas que é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Dependendo do posicionamento desse sistema, ele pode favorecer as chuvas ou pode inibir as chuvas na nossa região. Nos últimos três anos, o VCAN estava favorecendo, porém neste ano, desde a segunda quinzena de janeiro a primeira quinzena de fevereiro, ele se posicionou de uma maneira que inibiu a chuva. Mas, isso ainda é da característica do período transitório”, explicou Hallan Cerqueira a O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.