Mobilização

Sebrae mobiliza empresários para continuidade da adoção dos protocolos de segurança e higiene

Em campanha nacional, entidade reforça que medidas de prevenção ainda são fundamentais para a manter as atividades em funcionamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Disponibilize álcool em gel 70% em pontos estratégicos do seu estabelecimento
Disponibilize álcool em gel 70% em pontos estratégicos do seu estabelecimento (protocolos sanitários)

Brasília - O Sebrae iniciou nesta semana a campanha Cuidados de mobilização dos donos de pequenos negócios e clientes para que eles continuem atentos às medidas de segurança e higiene para a prevenção da Covid-19. A ideia é reforçar a importância da adoção dos protocolos de saúde e segurança para que não haja um retrocesso no enfrentamento da pandemia e, consequentemente, prejuízos para o funcionamento das micro e pequenas empresas.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, embora muitos pequenos negócios já estejam funcionando, observa-se que ainda não houve uma recuperação total da demanda. “Manter a atividade funcionando é vital para a pequena empresa, então é preciso uma conscientização de que não podemos retroceder neste movimento e que a retomada consistente das atividades também depende disso”, explica.

Desde o início da pandemia, o Sebrae tem reforçado que quanto mais cuidado houver na prevenção da Covid-19 menos ondas de contágio haverá e mais rápida será a retomada das atividades econômicas. “Percebemos que muitos empresários adotaram os protocolos e sabemos que muitas medidas podem causar um certo incômodo no atendimento, como o uso de máscaras e o distanciamento social. Mas não podemos correr o risco de sofrer revezes. Isso acabaria sufocando a economia, principalmente nos municípios que dependem muito da atividade dos pequenos negócios”, alerta.

No ano passado, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por manter o saldo positivo dos empregos no país. Segundo levantamento do Sebrae, a partir de dados do Ministério da Economia, os pequenos negócios geraram 293,2 mil novos empregos, enquanto as médias e grandes empresas foram na contramão, extinguindo 193,6 mil postos de trabalho. No cálculo geral, as pequenas empresas foram as grandes responsáveis pelo saldo final de 142,7 mil empregos gerados no Brasil durante o ano, evitando que o desemprego atingisse um número ainda maior de trabalhadores.

Para Melles, ainda que a vacinação contra a Covid-19 já tenha começado, os cuidados devem continuar sendo responsabilidade de todos, sejam empreendedores, colaboradores, clientes ou poder público. “Também contamos com o apoio das novas administrações municipais para que ajudem na adoção dos protocolos e ofereçam serviços e orientações para que as empresas e os cidadãos tenham conhecimento e adotem os protocolos de segurança”, complementa.

No Portal Sebrae, o empresário encontra uma página exclusiva com conteúdos personalizados por segmento, vídeos orientativos, infográficos, modelos de materiais de sinalização para download, além de acesso aos e-books dos protocolos de retomada segura de 36 atividades econômicas no setor de alimentação, automotivo, varejo, serviços educacionais, economia criativa, logística e transporte, indústria, turismo, artesanato, construção civil, saúde e bem-estar, beleza, moda, negócios pet. Todo material está disponível gratuitamente. Clique aqui para conhecer.

SAIBA MAIS

Confira algumas orientações para funcionar com segurança:

  • Garanta o cumprimento das medidas de prevenção, observando as orientações e recomendações dos protocolos de segurança e higiene disponíveis.
  • Acompanhe o estado de saúde dos seus colaboradores e família. Institua mecanismos e procedimentos para que os trabalhadores possam reportar se estiverem doentes ou com sintomas.
  • Exija o uso de máscara dentro do estabelecimento. Oriente todos os trabalhadores sobre prevenção de contágio pelo novo coronavírus e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção.
  • Disponibilize álcool em gel 70% em pontos estratégicos do seu estabelecimento.
  • Comunique aos clientes que seu negócio é comprometido com a segurança para que eles se sintam seguros. Treine a equipe para falar sobre as medidas de prevenção e utilize cartazes dentro do estabelecimento para informar as boas práticas.
  • Evite aglomerações no seu estabelecimento. As medidas de distanciamento social continuam valendo, por isso, realize o controle e saída de clientes, movimentação de colaboradores dentro do ambiente de trabalho.
  • Seja responsável, pois suas atitudes ajudam a preservar a saúde das pessoas e a saúde também do seu negócio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.