fiscalização eletrônica

Radares de velocidade de São Luís passam por aferição do Inmetro

Todos os radares instalados em São Luís estão funcionando regularmente, de forma ininterrupta, durante 24 horas.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Averiguação, realizada anualmente, tem como finalidade a certificação da regularidade funcional dos equipamentos de fiscalização eletrônica
Averiguação, realizada anualmente, tem como finalidade a certificação da regularidade funcional dos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares aferição)

São Luís - Os radares de velocidade instalados nas vias de São Luís pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estão passando por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), desde o início do mês de fevereiro. A averiguação, realizada anualmente, tem como finalidade a certificação da regularidade funcional dos equipamentos de fiscalização eletrônica, garantindo que estejam em conformidade com as determinações estabelecidas para o funcionamento do serviço.

Para o secretário Cláudio Ribeiro, a fiscalização eletrônica, na qual estão inseridos os radares e barreiras eletrônicas, cumpre a função de gerar maior disciplina e segurança no trânsito da capital, que atualmente possui mais de um milhão de habitantes e uma frota de mais de 400 mil veículos.

“A aferição garante o respaldo legal desses equipamentos que possuem papel importante na organização do tráfego e que contribuem para a redução dos índices de acidentes, conferindo maior segurança a condutores e pedestres", explicou o secretário.

Todos os radares instalados em São Luís estão funcionando regularmente, de forma ininterrupta, durante 24 horas. Não há lei que estabeleça restrição alguma de horário, visto que a velocidade de 60 km por hora deve ser respeitada durante todo o tempo. Exigência semelhante existe em relação aos fotossensores (pardais). Só que neste caso, há uma suspensão de exigência em relação a avanço de sinal e parada sobre a faixa, das 22h às 6h, por medida de segurança. A velocidade das barreiras eletrônicas é de 40km e também funciona 24 horas.

Sobre os radares
O radar de velocidade é uma tecnologia utilizada pelos órgãos de trânsito com o objetivo de coibir os excessos de velocidade nas vias, ruas e rodovias. Existem quatro tipos de radares: fixo, estático, móvel e portátil. Cada um deles mede a velocidade de um veículo de uma forma específica, e a legislação que regulamenta o uso desses equipamentos é a Resolução 396/11 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

As autuações previstas na fiscalização eletrônica seguem determinações do Contran e se referem à ultrapassagem de velocidade permitida em vias urbanas, parada sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal e avanço de sinal vermelho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.