Meio ambiente

Processo para viabilizar a concessão de mais oito parques nacionais é iniciado

Anúncio foi comemorado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, em suas redes sociais; editais serão lançados no dia 22 de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Parque  Nacional dos Lençóis Maranhenses está entre as unidades de conservação que serão submetidos ao processo de concessão privada
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está entre as unidades de conservação que serão submetidos ao processo de concessão privada (As belezas naturais dos Lençóis Maranhenses foram apresentadas durante evento em São Paulo)

Brasília- O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, anunciaram na quinta-feira (10), as ações preparatórias para a concessão de oito unidades de conservação federais (UC). Os editais para estudos serão lançados ao longo da semana do dia 22 de fevereiro.

Entre as unidades de conservação estão o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses (MA), Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional de Ubajara (CE) e Floresta Nacional de Brasília (DF).

Os editais para a contratação de estudos serão lançados no âmbito de parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Concessões de parques nacionais

A agenda de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente tem 18 parques encaminhados para concessão, em diferentes estágios do processo. Em janeiro deste ano, foi realizado o leilão para a concessão dos parques de Aparados da Serra e Serra Geral, com quatro vezes mais interessados que a média de outras concessões e R$ 260 milhões previstos em investimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.