Curiosidades

Clássico do Carnaval maranhense relembra famosa escultura dos anos 1980

Música "Sereia", de Carlos Gomes e Escrete, era inspirada em uma paisagem muito conhecida da cidade, nos anos 1980

Bruna Castelo Branco/Editora do Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Escultura de Luigo Dovera
Escultura de Luigo Dovera

São Luís- Mesmo que esse ano não tenha Carnaval, um dos versos mais emblemáticos dessa época foram compostos pelos compositores Carlos Gomes e Escrete, ambos já falecidos. A música "Sereia", que fala sobre uma sereia envolvente que se encontra na Praia da Ponta D' Areia é entoada por diversos blocos durante a folia de Momo e já ganhou diversas regravações, considerada um sucesso de vários carnavais da Ilha.

Embora hoje presente apenas no imaginário coletivo, na Praia da Ponta D' Areia, realmente já existiu uma sereia na Ponta D' Areia, como bem cantaram os compositores. Trata-se de uma escultura feita pelo ex-frade italiano Luigi Dovera.

A escultura foi inaugurada no dia 25 de setembro de 1983, fixada na Praça do Sol, na orla da Praia da Ponta d’Areia, onde permaneceu até meados dos anos 1980. Durante um projeto de readequação dos bares no local, foi retirada do local e, por mais de 30 anos, pouco se soube acerca do paradeiro da escultura.

Cauda da sereia foi encontrada em janeiro de 2019
Cauda da sereia foi encontrada em janeiro de 2019

Esse mistério teve fim em janeiro de 2019, quando a cauda do munumento ressurgiu na orla marítima, a outra parte da escultura nunca apareceu e dá indícios que a obra fora destruída durante a obra realizada nos anos 1980.

Além da Sereia, que inspirou os compositores na criação de um clássico do Carnaval maranhense, Dovera tem outras obras importantes na composição de cenários ludovicenses. É de autoria dele, por exemplo, o Anjo no bairro Anjo da Guarda, o monumento a Luís Rei de França, localizado entre as avenidas dos Franceses e Guajajaras e o antigo Roque Santeiro, no bairro do Bequimão.

Dovera chegou ao Brasil nos anos 1940, fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Casou-se com Maria Olga Duarte Dovera, jovem de Grajaú, no Maranhão e firmou-se com um trabalho de escultor, realizando diversas obras pela cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.