Cuidados

Centro de tratamento de Covid-19 é inaugurado em Porto Franco

Serviços oferecidos incluem triagem com a classificação de risco, consulta médica e de enfermagem, realização de testagem rápida, realização de exames complementares, entre outros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
No centro são realizadas testagens rápidas, exames complementares, Raio-X de tórax, monitoramento e referenciamento de casos
No centro são realizadas testagens rápidas, exames complementares, Raio-X de tórax, monitoramento e referenciamento de casos (Centro de covid de Porto Franco)

Porto Franco - A Prefeitura de Porto Franco, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (15), o Centro de Acolhimento e Triagem de Covid-19. O espaço de saúde localizado estrategicamente em frente ao Hospital e Maternidade Aderson Marinho, tem como objetivo ser o principal ponto de atendimento e diagnóstico do coronavírus no município.

"Hoje, seria um dos dias mais animados em Porto Franco, que recebia foliões de toda região para o nosso tradicional Carnaval. Mas, devido à situação do enfrentamento à pandemia, nós estamos entregando um centro de triagem e acolhimento de Covid-19, este que será o principal ponto de atendimento aos pacientes com suspeita de terem contraído o vírus. Essa é uma de nossas estratégias para vencermos a pandemia com muita responsabilidade”, reforçou o prefeito Deoclides Macedo.

Os serviços oferecidos incluem triagem com a classificação de risco, consulta médica e de enfermagem, realização de testagem rápida, realização de exames complementares, Raio-X de tórax, monitoramento e referenciamento de casos.

A Secretária de Saúde, Valéria Macedo, ressaltou a importância da entrega do espaço e explicou o fluxograma de atendimentos. “O centro irá atender suspeitos de alguma síndrome gripal ou que apresentem sintomas da Covid. Estarão aqui realizando atendimento médicos, sendo acolhidos pelos profissionais de saúde e, por meio de exames poderão diagnosticar e tratar a doença. Estamos seguindo orientações do médico Marcos Pacheco, é um compromisso nosso, planejado nesse primeiro momento de mandato, depois de todo um treinamento dos profissionais de saúde”.

Segundo o último Boletim Epidemiológico, o município já registrou 1.013 casos confirmados, 10 óbitos de Porto Franco, 1.532 casos descartados e 18 casos ativos. “Informamos à população que quem estiver com suspeitas da Covid ou síndromes gripais, congestão nasal, dor de garganta, febre ou não, que possam buscar o centro para fazer a triagem e posteriormente o teste, para podermos acompanhar e monitorar esses pacientes”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luciana Mirelle.

Funcionamento
O centro de Triagem localizado na Rua Marechal Hermes em frente ao HMAM e o acolhimento, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, aos sábados das 8h às 13h e pretende receber pacientes que apresentarem síndromes gripais leves e/ou sintomas do vírus.

Vacina
De acordo com a coordenadora de imunização, Thays Jorge de Sousa, Porto Franco já recebeu 549 vacinas contra a Covid-19. Foram imunizados profissionais da saúde e idosos com 90 anos ou mais. “No primeiro momento, as doses foram para os profissionais da linha de frente de combate à Covid-19, agora estão sendo vacinados os demais profissionais da saúde e também os idosos com 90 anos ou mais. Mas, à medida que formos recebendo mais vacinas, estaremos imunizando as demais faixas etárias contempladas”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.