Cidinho Marques- empresário, professor e palestrante motivacional

A arte de compartilhar conhecimento

Ele tem uma história de sucesso na área da educação e, atualmente, também se dedica a projetos motivacionais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(a gente conta)

São Luís- Um dos grandes expoentes da história contemporânea da educação no Maranhão, o professor Cidinho Marques tem se destacado, também, como empresário e palestrante motivacional, além da literatura, pois é autor de livros como “Crer Para Ver”, “Vencer a Si Mesmo” e “Pensando Fora do Ego”.
Casado com a administradora de empresas e empresária Lou Marques e pai de Rodrigo e Rafael, ele iniciou a carreira de educador à frente da escola de idiomas Yázigi, que comandou por 40 anos. Mais tarde, se envolveria com outros projetos.

Dono de um currículo invejável, Cidinho Marques é formado em Pedagogia, tem pós-graduação em Neuropsicologia, com mestrado em Educação pela Columbia University, Master Coach pelo Behavioral Coach Institute, Executive Coach pelo Washington College of Coaching e Master em PNL, além de instrutor de Meditação pelo Deepak Chopra Center (EUA). É também aplicador dos exames Disc, de perfil comportamental. Ávido por estudar sempre, ele acaba de obter mais uma certificação internacional em Psicologia Positiva. No momento, é doutorando em Psicologia.

O professor tem exercido a solidariedade. Há onze anos, a Escola Comunitária Professor Cidinho Marques, na comunidade Residencial Pirâmide, em Paço do Lumiar, atende, em média, 120 crianças carentes anualmente. O objetivo é dar acesso a condições mínimas de assistência na educação, saúde, esporte e lazer na primeira infância.

“A iniciativa começou com Deusimar Resende, mulher guerreira, de fibra, que visualizou as dificuldades na comunidade. Depois, firmou-se a parceria entre a escola COC e o Sinduscon, começando a realização do sonho da construção de uma escolinha para formar futuros cidadãos”, conta Cidinho Marques.

A escola, que tem autorização do CEE para lecionar até o 5º ano do ensino fundamental, foi batizada tempos depois por membros da comunidade com o nome de Prof. Cidinho Marques, em função da dedicação de Cidinho à causa. Ele também participa ministrando palestras motivacionais gratuitas, do projeto “Wonder Woman”, liderado pela esposa, Lou Marques.

"O projeto objetiva capacitar mulheres da comunidade para serem empreendedoras, ficando menos vulneráveis à dependência financeira e à violência doméstica. É algo muito interessante e inovador", afirma.
Cidinho não para. Ele está sempre estudando e compartilhando conhecimento, seja por meio dos cursos gratuitos de meditação que oferece para a comunidade ou para pais e alunos, ou ainda ministrando palestras para empresas e cursos no Instituto Iluminar, do qual é diretor.

Atualmente, está envolvido com uma nova missão: liderar a segunda turma do seu sempre concorrido MBA em Liderança e Coaching Positivo, na Faculdade ISL Wyden, em colaboração com o Instituto Iluminar..

Início
Por sua capacidade de liderança e por ser um eterno estudioso, Cidinho foi escolhido diretor regional do Yázigi para o Norte do Brasil e membro do Conselho Pedagógico Nacional, cargos que ocupou por 15 anos. Se hoje a internet revolucionou a educação, quando assumiu o curso, ele já estava muito à frente do seu tempo, fazendo o uso das modernas tecnologias da época nos processos administrativos e pedagógicos da escola.

Depois, com a expansão do Yázigi Internexus para o exterior, o professor aceitou o desafio de abrir e dirigir, por dois anos, uma escola no coração de Manhattan.

“Tempos depois, vieram a escola COC e a Faculdade Internacional São Luís Wyden, que em pouco tempo foi avaliada pelo MEC como a melhor instituição de ensino superior do estado”, conta.

Hoje, Cidinho Marques preside o Conselho de Administração de um dos grupos mais fortes e respeitados grupos educacionais do Maranhão, sob o comando da Família Marques, que inclui a Faculdade ISL Wyden, a Escola COC e o Instituto Iluminar. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.