Comércio

Semispe e Fumph entregam quiosques e triciclo aos comerciantes da Praça da Bíblia

Ação faz parte da obra de revitalização do espaço, contemplada no Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís (Procidades)

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Equipe da prefeitura e comerciantes no ato de entrega
Equipe da prefeitura e comerciantes no ato de entrega (Praça da Bíblia)

São Luís - A Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) entregaram, na manhã desta sexta-feira, 12, quatro quiosques e um triciclo aos comerciantes da Praça da Bíblia. A ação faz parte da obra de revitalização da Praça da Bíblia, contemplada no Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís (Procidades), resultado da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa a requalificação de espaços públicos em áreas que integram a parte histórica da cidade.

"Aqui foi uma obra pensada e realizada com a participação da comunidade, aumentando ainda mais o sentimento de pertencimento e com a gestão dos equipamentos sendo feita pelos usuários, com padronização e organização", pontuou Kátia Bogea, presidente da Fumph.

Os comerciantes contemplados, que já usavam o espaço público, foram cadastrados e passaram por cursos de qualificação, visando a melhoria das condições de trabalho como forma de possibilitar um melhor desempenho dos seus negócios e a geração de renda para suas famílias.

"Aqui é uma praça que a gente percebe que tem uma identidade com a comunidade. Com os novos projetos que serão implantados pela Prefeitura de São Luís estes espaços vão ganhar ainda mais vida", afirmou a secretária da Semispe, Verônica P. Pires.

Os quiosques medem 8,86m² e possuem uma estrutura completamente nova e adequada, com mais segurança e organização, com pia e bancada, além de instalações elétricas e depósito. Um deles será utilizado pelo Comitê Gestor da Praça da Bíblia, que mantém atividades no local desde 2013.

"A comunidade está muito feliz com este espaço, pois temos agora uma praça equipada com uma estrutura que vai garantir mais trabalho, renda e lazer para os moradores do entorno", frisou Edmilson Gama, coordenador do Comitê.

Alegria

Dona Joana Ferreira, de 74 anos, há mais de três décadas vende lanche na praça e não esconde a alegria de ter ganho um espaço para trabalhar. "Tá uma beleza, tudo lindo e maravilhoso! Vai ficar melhor para trabalhar, porque agora tenho onde guardar as minhas coisas", comemorou.

Há 17 anos vendendo lanche no local, Roberto Carlos Costa ganhou um triciclo equipado para continuar trabalhando, agora com mais profissionalismo. "Além do carrinho, o curso ajudou muito a gente, pois aprendi mais sobre noções de higiene pessoal e cuidados com os alimentos", atestou o vendedor ambulante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.