Chuvas

Previsão é que período chuvoso comece na 2ª quinzena de fevereiro

Ao contrário do que muitos pensam, os meses de dezembro, janeiro e início de fevereiro são do período de transição entre estiagem e chuvoso; meteorologistas preveem chuvas intensas

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
No João de Deus, moradores de área com risco de desabamento já se preocupam com período de chuvas
No João de Deus, moradores de área com risco de desabamento já se preocupam com período de chuvas (área de risco João de Deus)

São Luís – Os primeiros meses de 2021 estão sendo marcados por dias ensolarados, alternados por pequenas chuvas e poucos dias nublados. Isso porque, como explica o meteorologista Hallan Cerqueira, ao contrário do que muitos pensam, o período chuvoso em São Luís, conhecido como “inverno”, só começa de fato a partir da segunda quinzena de fevereiro.

“Nós ainda estamos no período de transição, que é justamente caracterizado por chuvas mais constantes, chuvas mais finas, aquela nebulosidade mais constante ao longo do dia e isso, muitas vezes, confunde as pessoas que pensam que é o período chuvoso, mas é o período de transição”, destacou Hallan.

O período de transição é influenciado pelo sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que representa uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície, e segundo o meteorologista, é o posicionamento desse sistema que pode causar as chuvas ou sua inibição no norte do Maranhão durante este período.

“A gente foi prejudicado pelo posicionamento anormal de outro sistema que provoca essas chuvas que é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Dependendo do posicionamento desse sistema, ele pode favorecer as chuvas ou pode inibir as chuvas na nossa região. Nos últimos três anos, o VCAN estava favorecendo, porém neste ano, desde a segunda quinzena de janeiro a primeira quinzena de fevereiro, ele se posicionou de uma maneira que inibiu a chuva. Mas isso ainda é da característica do período transitório”, explicou.

O período chuvoso só começa quando a Zona de Convergência Intertropical, principal sistema meteorológico causador de chuvas no estado, se aproxima da região. A previsão é de que o período chuvoso comece na capital maranhense a partir da próxima semana, segunda quinzena de fevereiro, o que deve corresponder, segundo o Instituto de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) a 70% das chuvas anuais do Maranhão.

Maior intensidade
Outro ponto destacado pelo meteorologista é que as previsões apontam que neste ano o período chuvoso deve ser mais intenso e volumoso. “A gente está quase no início do período chuvoso aqui no norte do estado, inclusive a previsão é de que esse período chuvoso seja um pouco acima do normal para nossa região, ou seja, as chuvas vão se tornar cada vez mais volumosas e mais constantes”, ressaltou.

A chegada do início do período chuvoso tem causado preocupação para moradores de áreas de risco da capital. No bairro João de Deus, eles contam que todos os anos vivem um pesadelo durante as chuvas, pois além de alagamento, algumas casas estão com risco de desabar.

“Aqui, quando chove, não sei nem explicar. Enche tudo e todo mundo fica isolado. A água entra principalmente nas casas que ficam embaixo. Já perdemos muitas coisas.” relatou o pedreiro Raimundo Martins.

Na Rua Quinze de Novembro, no seu fim há uma escadaria que leva para baixo do morro, onde moradores tiveram de construir pontes de madeira, e lutam todo período chuvoso, contra as águas que escorrem da rua. Uma das moradoras relatou que alguns vizinhos precisaram, inclusive, se mudar devido ao risco de desabamento.

“Moro aqui há mais de 25 anos, e na época de chuva toda vez isso tudo fica cheio de água, as casas são invadidas por água, ali embaixo. Uma das senhoras que morava na parte de baixo tem filhos pequenos e teve de se mudar, pois a casa está com risco de desabar. Nesses anos todos, ninguém fez nada para ajudar. São os moradores que fazem as pontes, que fazem as calçadas altas para a água não entrar”, desabafou Patrícia Pereira, garçonete e moradora da região.

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informou que a Defesa Civil de São Luís, intensificou o mapeamento das áreas de risco na capital maranhense. Esse procedimento está ocorrendo antes do período chuvoso como uma forma de prevenção aos desabamentos. De igual modo, os locais onde ocorrem transbordamentos de córregos já foram vistoriados este ano, com o intuito de coibir os alagamentos, em um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Na última semana, dia 3, a Defesa Civil de São Luís o mapeamento das áreas de alagamentos na capital maranhense. Os agentes vistoriaram os bairros Salinas do Sacavém, João de Deus e Recanto dos Vinhais, Cidade Olímpica e comunidades adjacentes. Também foi ressaltado que já foram tomadas as providências para proteger as famílias que residem nessas regiões e recolocado lonas que já estavam desgastadas.

SAIBA MAIS

Orientações

Para ajudar a evitar riscos e acidentes nas áreas de vulnerabilidade, a Semusc orienta a população:

  • - Não jogar lixos nas áreas de risco;
  • - Evitar lançar água de esgoto ou de tarefas domésticas diretamente nas encostas, para que o terreno inclinado não sofra infiltrações;
  • - Não retirar a vegetação rasteira das encostas, que não podem ser cavadas;
  • - Não plantar bananeiras e árvores de grande porte nesses relevos acidentados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.