Integração

Presidente da Câmara de São Luís busca integrar legislativos municipais

Osmar Filho, que é do PDT, tem se reunido com outros presidentes de Câmaras pelo Maranhão em busca de uma agenda comum para debate de políticas públicas voltadas para as cidades

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Osmar Filho buscará integração
Osmar Filho buscará integração (Osmar Filho)

Articulando a força do municipalismo maranhense, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), tem movimentado colegas do interior do estado. A ideia é formar uma cadeia de legislativos municipais com objetivos comuns de políticas públicas voltadas para as cidades.

“Todas as questões públicas nascem nas cidades. E é de lá que têm que vir as discussões sobre os variados temas”, disse Osmar.

O pedetista tem recebido presidentes de câmara e vereadores de todo o estado para tratar do tema.Neste aspecto, pensa em criar uma cadeia de câmaras municipais com propostas encadeadas, que serão levadas à Assembleia e ao governo do estado. Osmar Filho pretende envolver na discussão do municipalismo também a Ferderação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Definição

O presidente Osmar Filho, por meio da Resolução Nº 06/2021, nomeou os vereadores membros das Comissões Permanentes, para o biênio 2021-2022 da atual legislatura.

As comissões são responsáveis pela avaliação técnica, com objetivo de apreciar os assuntos ou proposições que tramitam no Legislativo. Também promovem estudos, fiscalizam as ações do Executivo Municipal, fazem visitas, audiências e debatem assuntos de interesse público.

Todos os parlamentares, com exceção do presidente do Poder, integram as comissões.

Cada uma, possui 6 (seis) membros, sendo 5 titulares e 1 suplente.

Ao todo, a Câmara de São Luís possui 12 comissões permanentes, sendo consideradas as mais importantes: Constituição, Justiça, Assuntos Municipais e Redação Final; Orçamento e Finança.

Mais

Comissões

CCJ

Titulares: Karla Sarney, Álvaro Pires, Raimundo Penha, Chico Carvalho, Rosana da Saúde

Suplente: Marcos Castro

• Orçamento

Titulares: Dr. Gutemberg, Beto Castro, Marquinhos, Nato Júnior, Daniel Oliveira

Suplente: Thyago Freitas

• Mobilidade Urbana,

Titulares: Aldir Júnior, Astro de Ogum, Paulo Victor, Octávio Soeiro, Ribeiro Neto

Suplente: Chaguinhas

• Saúde e Meio Ambiente

Titulares: Umbelino Júnior, Rosana da Saúde, Domingos Paz, Ribeiro Neto, Edson Gaguinho

Suplente: Marcial Lima

• Educação, Cultura, Desporto e Lazer

Titulares: Batista Matos, Marcos Castro, Coletivo Nós, Andrey Monteiro, Silvana Noely

Suplente: Marlon Botão

• Ética e Decoro Parlamentar

Titulares: Nato Júnior, Chico Carvalho, Batista Matos, Concita Pinto, Chaguinhas

Suplente: Coletivo Nós

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.