Movimento

Biden anuncia sanções aos responsáveis pelo golpe em Mianmar

Presidente dos EUA disse que vai identificar os nomes mais ligados ao levante que derrubou o governo birmanês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Biden anuncia sanções aos responsáveis pelo golpe militar em Mianmar
Biden anuncia sanções aos responsáveis pelo golpe militar em Mianmar (Joe Biden)

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou ontem,10, sanções ao grupo responsável por promover um golpe militar em Mianmar no início do mês.

Segundo ele, em um primeiro momento a Casa Branca vai identificar os participantes do movimento golpista e, então, impor controles às exportações americanas ao país asiático. Além disso, Biden disse que a Casa Branca está tomando medidas para impedir que os generais golpistas tenham acesso a fundos americanos no valor de US$ 1 milhão.

"Porém, vamos manter nosso apoio aos serviços de saúde, aos grupos de sociedade civil e outras áreas que beneficiem diretamente o povo de Mianmar", disse.

Lideranças presas

Ao anunciar as sanções, Biden disse que vai pedir aos militares que libertem imediatamente as lideranças políticas presas. Entre os detidos, está a principal líder do país, Aung San Suu Kyi, presa por militares em 1º de fevereiro. O presidente dos EUA afirmou, ainda, que as Forças Armadas devolvam o poder ao governo destituído.

"Enquanto os protestos aumentam, a violência contra aqueles lutando por seus direitos democráticos é inaceitável e vamos continuar chamando atenção para isso. O povo de Mianmar está fazendo sua voz ser ouvida e o mundo está assistindo", declarou Biden.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.