Decisão liminar

Promotores que atuaram irregularmente são afastados de ação contra Nelma Sarney

O Conselho Nacional do Ministério Público decidiu afastar Helder Ferreira Bezerra e Gustavo Pereira Silva da ação por irregularidades

José Linhares Jr / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
CNMP entendeu que promotores agiram de forma errada em ação contra desembargadora Nelma Sarney
CNMP entendeu que promotores agiram de forma errada em ação contra desembargadora Nelma Sarney (Nelma Sarney)

SÃO LUÍS - Os promotores Helder Ferreira Bezerra e Gustavo Pereira Silva foram afastados da ação movida contra a desembargador Nelma Sarney. A decisão liminar foi tomada Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Os advogados Daniel Blume, Thales de Andrade e Thiago Brhanner, que representam a desembargadora Nelma Sarney, argumentaram que a atuação dos promotores não estava em consonância com a atuação de suas referidas comarcas. Ambos foram designados de forma irregular para atuar na ação contra a desembargadora.

A relatora Sandra Krieger Gonçalves entendeu serem válidas as argumentações e decidiu afastar Helder Ferreira Bezerra e Gustavo Pereira Silva do caso. Segundo Krieger, processo de escolha dos promotores deixou claro a perda da salvaguarda do interesse público, podendo causar uma grave lesão jurídica a desembargadora Nelma Sarney.

“A tese do promotor natural fundamenta-se principalmente como garantia subjetiva do cidadão em ter, nos diversos processos em que o Ministério Público atua, o promotor legalmente legitimado para o processo, coibindo, assim, as designações casuísticas efetuadas ao alvitre da Chefia da Instituição, afastando a figura do promotor de encomenda”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.