Vacinação Covid-19

13.286 pessoas começaram a receber 2ª dose da vacina

Profissionais da saúde imunizados contra a Covid-19 nos primeiros dias de campanha já podem retornar ao Centro Municipal de Vacinação

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Após a vacina, as pessoas precisam aguardar meia-hora no local
Após a vacina, as pessoas precisam aguardar meia-hora no local (segunda dose)

São Luís - As pessoas que receberam a primeira dose da Vacina CoronaVac, no início da campanha de vacinação em São Luís e já cumpriram o prazo estipulado - de 14 a 21 dias -, começaram a tomar a segunda dose do imunizante, nesta terça-feira, 9, no Centro Municipal de Vacinação, localizado no Multiceter Sebrae, no bairro Cohafuma.

Augusto Mesquita, 28, é fisioterapeuta e foi ao Centro para se imunizar, ele foi vacinado no primeiro dia da campanha, que começou 19 de janeiro. Para ele, a sensação é de alívio e leveza. “A expectativa é que eu não desenvolva mais a doença e nem a forma variante”, frisou. O fisioterapeuta já teve Covid-19. “A gente se sente mais seguro, né? Até porque não foi uma coisa feita de qualquer jeito, foram vários estudos até chegar ao desenvolvimento da vacina”, afirmou Augusto, instantes antes de tomar a segunda dose da vacina.

Aplicação da 2° dose
Questionada por O Estado sobre a logística da segunda dose, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) explicou, em nota que ela ocorrerá de acordo com a aplicação da primeira dose, no Centro de Vacinação, das 8h às 17h, de segunda-feira a sábado. São 13.286 pessoas previstas para se vacinarem com a segunda dose do imunizante, neste primeiro momento. A Semus reforçou que a aplicação deve se encerrar no mesmo prazo da primeira.

No local é feito o controle de quem recebeu a vacina e qual dose deve tomar. Na triagem, o usuário incluiu seus dados pessoais no sistema conectado ao banco de dados da Prefeitura de São Luís. Além disso, na sala de vacinação, a pessoa também recebe uma carteira específica de vacinação contra a Covid-19, em que o vacinador inclui dados como a data de aplicação da primeira dose e a fabricante da vacina aplicada, sendo indispensável a apresentação da carteira para a aplicação da segunda dose.

O médico Osmir Sampaio, 62, aguardava na área de pós-vacinação. Segundo ele, nenhuma reação foi observada, na primeira e na segunda dose, que acabara de receber. “Nenhum mal estar, nem febre, nada. Na realidade foi como se não tivesse feito vacinação alguma. Eu acho que a expectativa é tão grande de você ser vacinado para que se sinta menos tenso pelo peso da pandemia, então a vacinação traz essa sensação de segurança”, destacou o médico.

Acompanhamento
Nos locais de vacinação (Centro Municipal de Vacinação e drive-thru), segundo nota da Semus, as equipes seguem como recomendação, após a aplicação da vacina, que a pessoa aguarde por cerca de 30 minutos e, somente depois desse prazo seja liberada.

“Nos dois espaços de vacinação há suporte para eventuais atendimentos pós-vacinação que necessitem de atendimento mais específico, contudo até o momento não foi registrada nenhuma necessidade grave”, ressaltou a nota.

SAIBA MAIS

Período para a imunização: de acordo com a fabricante e o Ministério da Saúde, a segunda dose é fundamental para o fortalecimento da barreira imunológica da pessoa, ocorrendo a imunização no período de 15 dias.

Estoque de vacina: além das doses da CoronaVac (13.286) reservadas para a segunda dose, a Semus informou que também possui doses na Rede de Frio, saldo de 6.800 doses.

Público-alvo: nesta fase, estão sendo vacinados os profissionais de saúde de 30 a 34 anos, divididos pelo mês de nascimento. Também estão sendo vacinados os idosos já cadastrados no #VacinaSãoLuís a partir de 92 anos, que podem ir direto para o sistema drive thru, sem aguardar o contato da Semus. E por fim, começaram a ser aplicadas a segunda dose dos profissionais de Saúde vacinados no início da campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.