Vai acabar?

Estoque de vacinas contra Covid em São Luís termina próxima semana

No entanto, de acordo com a Prefeitura, há previsão de recebimento de novas doses nos próximos dias; na segunda-feira (8), a cidade recebeu 6.860 doses da vacina CoronaVac

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(CoronaVac)

O Município de São Luís estima o encerramento do estoque atual de vacinas para a Covid-19 na semana que vem. Externamente, o fato não é confirmado, no entanto, de acordo com o que O Estado apurou, caso novas doses não sejam recebidas nos próximos dias, há riscos de suspensão da agenda de imunização na capital.

Ontem (8), a cidade recebeu 6.860 doses de vacina CoronaVac, que se juntaram às 13.286 referentes à segunda dose do imunizante, que começa a ser aplicada hoje (9), no Centro de Vacinação – situada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma – aos profissionais de saúde que começaram a ser vacinados no dia 19 do mês passado, quando começou oficialmente a campanha em São Luís.

Além do estoque de CoronaVac, até o fechamento desta edição, havia pequena quantidade – não confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) – de doses AstraZeneca disponibilizadas pelo Governo do Maranhão há alguns dias.

O Município decidiu mudar a metodologia de vacina e prioriza, no momento, a aplicação das doses aos idosos acima dos 75 anos (mediante cadastro prévio na Plataforma “Vacina São Luís”, disponível no site da Prefeitura) e aos profissionais de saúde entre 30 e 39 anos, além dos pacientes oncológicos e pessoas acamadas.

Até a última atualização do boletim municipal, 31.546 pessoas haviam sido vacinadas na capital, o que corresponde a pouco mais de 3% da população total da cidade. O planejamento das equipes de vacinação na capital é apostar, por ora, no cadastramento da população para garantir um fluxo mais seguro e eficaz quando a oferta de imunizantes na cidade for maior.

Nos próximos dias, a Prefeitura de São Luís detalhará o cadastro a ser feito por pessoas (independentemente de serem profissionais de saúde) acima dos 60 anos e das pessoas com deficiência física, mental e locomotura em unidades de saúde.

Segundo a Prefeitura, no procedimento, a pessoa poderá informar seus dados pessoais e, após a visita à unidade, aguardará pelo contato do poder público para agendamento da dose.

Importância

A segunda dose, de acordo com a pasta, é necessária para a imunização contra a doença e faz parte das orientações técnicas aos municípios feita pelo Ministério da Saúde (MS). A vacina a ser aplicada a partir desta terça-feira (9) como segunda dose é a CoronaVac, produzida pela Instituto Butantan, que recomenda a dose suplementar num prazo de 21 dias após a primeira dose.

O secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, destaca a importância da imunização nesta etapa. “Para a imunização completa, conforme preconiza o Ministério da Saúde, é necessário vacinar no dia certo. Quando a pessoa tomou a primeira dose, recebeu na carteira específica a informação de quando deve retornar para a segunda dose e é importante que as pessoas obedeçam a esta data”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.