Alimentação

Médico especialista lista seis benefícios da ingestão de tomate

Entre eles estão a proteção do coração e vasos sanguíneos, prevenção da osteoporose e redução do risco de cálculo renal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(tomate)

SÃO PAULO- Muito presente na mesa dos brasileiros, o tomate é uma fruta bastante nutritiva, rica em vitaminas e sais minerais. "Geralmente, pensamos nesse alimento como um fruto avermelhado quando maduro. Apesar disso, ele pode ter outras tonalidades, como amarelo, laranja, verde ou mesmo roxo. Tudo depende da sua variedade", explica Allan Ferreira, nutrólogo especialista em terapia ocupacional do Hospital Anchieta de Brasília.

Conforme o médico, independente da forma ou tamanho, o tomate traz inúmeros benefícios. Pensando nisso, ele listou seis benefícios do alimento! Confira:

Protege o coração e vasos sanguíneos: por ser rico em licopeno — um pigmento que atua como antioxidante — o consumo de tomate pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de stress oxidativo, assim como a reduzir o risco de se sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

É um aliado da saúde óssea: rico em cálcio. Outro benefício do tomate é a proteção dos ossos, bem como os dentes. Além disso, a fruta contém também vitamina K, conhecida pelo seu desempenho na prevenção da osteoporose e osteopenia.

Protege a pele e fortalece os cabelos: devido ao licopeno, o consumo de tomate é ótimo para a pele, ajudando-a a proteger-se de queimaduras solares e do envelhecimento cutâneo. Além disso, a presença de vitamina A, beta e alfa-carotenos ajudam na saúde capilar.

Prevenção de câncer: devido aos altos níveis de licopeno e de vitaminas A e C, o tomate pode ajudar a reduzir o risco de câncer da próstata, de cólon e reto, e câncer de estômago. Além disso, um estudo realizado entre mulheres concluiu que níveis elevados de carotenoides (substância presente em grandes quantidades no tomate) podem ajudar a prevenir o câncer de mama.

Redução do risco de cálculo renal: rico em antioxidantes, magnésio e potássio, esse alimento ajuda a evitar o surgimento de cálculos renais. Mas é aconselhado o consumo sem a semente.

Saúde dos olhos: além de conter vitamina A, esse fruto é rico em betacaroteno e o alfa caroteno, nutrientes que o corpo converte em vitamina A, que contribui para uma boa visão.

Dica do especialista

Agora que você conhece os benefícios do tomate para a saúde, que tal preparar uma receita à base dessa fruta? Dr Allan indica uma simples e deliciosa: "retire o miolo do tomate, junto com as sementes, e recheie com carne, queijo ou, para algo mais saudável, cogumelos refogados ou quinoa. Depois, leve ao fogo para gratinar a 180 graus em forno pré-aquecido por cerca de 10-15 min. Por fim, cubra o tomate com queijo e deixe-o gratinar. Isso dá um toque especial".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.