Decoração

Como o excesso de cores e combinações podem prejudicar a saúde

A arquiteta e decoradora Renata Pocztaruk explica o que funciona nos programas, mas acaba causando alguns males se aplicados dentro de casa.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Decoração do BBB 21 abusa de cores fortes
Decoração do BBB 21 abusa de cores fortes (CASA BBB)

SÃO PAULO- Ao começar um reality-show todas as atenções se voltam para o programa e, além dos participantes, a estrutura e decoração do confinamento ganham fãs aqui fora. A edição de 2021 de um dos games mais aguardados da TV brasileira trouxe um misto de cores e elementos, propositalmente para manter os jogadores com os olhos abertos e poucos momentos de descanso. Mas, será que vale a pena replicar essa decoração na nossa casa?

De acordo com a arquiteta Renata Pocztaruk, esse mix de cores, estampas e luzes brancas tem um propósito no programa: "Muita cor ao mesmo tempo atrapalha, o excesso de informação afeta diretamente as emoções e a saúde mental", afirma.

Confira algumas dicas da arquiteta para apostar na sua casa.

Rosa e dourado no banheiro:

Dourado representa poder e Rosa é a cor da sensualidade. As cores rosa e dourada são usadas em detalhes, como nos metais e em uma parede com revestimento. No banheiro do reality estas tonalidades predominam, então pode ser "proposital" para despertar indiretamente o lado poderoso e sensual dos participantes. Dentro de casa, entretanto, a combinação não é aconselhada.

Quarto preto e branco ou com muita informação:

A arquitetura e a decoração afetam diretamente a sensação das pessoas no ambiente. Para os quartos sempre indicamos cores neutras, que tragam aconchego, iluminação amarela, porque precisamos que o corpo produza melatonina e consiga descansar. Ao usar cores com muito contraste, ou preto e branco, muitos elementos, informações em excesso, tudo isso interfere e faz com que a pessoa não consiga relaxar, acaba criando um desconforto para quem está dentro do ambiente. É muito estimulo ao mesmo tempo. A luz branca potencializa ainda mais esse desconforto!

Decoração afeta diretamente os sentimentos:

Os ambientes são pensados para as necessidades das pessoas. Ou seja, o quarto para dormir, a sala para receber, então o processo criativo para estes espaços é feito para despertar as sensações necessárias para aquele local. Dessa forma buscamos harmonia e equilíbrio para despertar boas sensações!

Uma casa com muita informação, muitas cores, muitos materiais e pouco conforto interferem no nosso humor, produtividade, sono e gera sentimento de angústia, ansiedade e estresse.

Ambientes multicoloridos atrapalham? Depende da finalidade:

Os escritórios coloridos podem ajudar na produtividade, no estímulo de ideias e criatividade. O amarelo, vermelho e laranja são cores que juntas são ótimas para escritórios, mas na casa não são indicadas por serem cores quentes, que não ajudam a relaxar. As cores quentes estimulam o cérebro e as cores frias relaxam. Assim como luz quente traz aconchego e luz fria acorda. A impressão que eu tenho é que nos reality-shows é tudo invertido justamente para os participantes ficarem constantemente acordados. Muita cor ao mesmo tempo atrapalha, o excesso de informação afeta diretamente as emoções e a saúde mental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.