Imuniação

Prefeitura de Ribamar monta estratégia para 2ª fase de vacinação em combate à Covid-19

Não há previsão para o início da administração das doses, mas as pessoas idosas terão que fazer um cadastro prévio para garantir que a imunização ocorra de forma ordenada e sem aglomerações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Até o momento, a Prefeitura de São José de Ribamar recebeu 1.609 doses da vacina contra a Covid-19
Até o momento, a Prefeitura de São José de Ribamar recebeu 1.609 doses da vacina contra a Covid-19 (vacina ribamar)

Mesmo com a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 em andamento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) já está montando uma estratégia de cadastramento de pessoas idosas, a partir de 60 anos, para que sejam imunizadas na segunda etapa da vacinação.

Na primeira fase de imunização, apenas profissionais da saúde estão sendo vacinados com a 1ª dose. Os profissionais que atuam na linha de frente de combate à Covid-19, emergências, UTIs e centro cirúrgico, foram os primeiros a receberem a vacina. Estes profissionais fazem parte da Rede Acolhe, Hospital e Maternidade Municipal de São José de Ribamar, UPA do Araçagi, Hospital São Luiz e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e foram vacinados nos seus locais de trabalho.

Os agentes comunitários de saúde, de endemias e demais trabalhadores de saúde com mais de 60 anos já estão sendo imunizados na Secretaria de Saúde.

Uma reunião entre membros da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde foi realizada para definir a estratégia de vacinação do público-alvo da 2ª fase. Não há previsão para o início da administração das doses, mas as pessoas idosas terão que fazer um cadastro prévio para garantir que a vacinação ocorra de forma ordenada e sem aglomerações.

Não é necessário sair das residências, pois os agentes comunitários de saúde passarão, a partir de quarta-feira (10), em cada casa com a ficha de registro para o preenchimento.

Os diretores e enfermeiros passarão por uma capacitação, nesta segunda-feira (08), na SEMUS. Objetivo é preparar estes profissionais para a organização e execução da campanha de vacinação contra Covid-19 para a 2ª fase.

Para evitar aglomerações e o contágio do coronavírus, um levantamento está sendo realizado para escolha dos locais de vacinação. Escolas serão escolhidas para viabilizar a campanha de vacinação, de acordo com o número de pessoas do público-alvo de cada região.

VACINAS

De acordo com a estimativa do Governo do Estado, o São José de Ribamar possui 2.310 profissionais de saúde. Até o momento, o município já recebeu 1.609 doses de vacinas, sendo 879 Coronavac (Sinovac/Buntantan) e 730 Covishield (AstraZeneca/FioCruz). Da Coronavac, foram administradas 866 doses, e 100 doses da Covishield já foram aplicadas.

PLANO DE VACINAÇÃO

A primeira fase ainda está em curso, onde apenas profissionais da saúde estão sendo imunizados. A Prefeitura solicitou o empréstimo de vacinas por meio da Semus, para que os indígenas residentes nos municípios fossem incluídos nesta fase de imunização. Quarenta membros desse grupo tomaram a primeira dose da vacina.

A segunda fase ainda não tem data para começar. Nela, serão vacinadas pessoas idosas a partir dos 60 anos, previamente cadastradas pelos agentes comunitários de saúde.

Pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave, serão imunizados na terceira fase de vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.