Independência

Justiça da Escócia rejeita pedido de referendo sem aprovação de Londres

Primeiro-ministro do Reino Unido afirma que já houve um referendo em 2014, e essa não é uma decisão a ser tomada múltiplas vezes em alguns anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
​Protesto a favor da independência da Escócia toma conta das ruas de Edimburgo em 2014
​Protesto a favor da independência da Escócia toma conta das ruas de Edimburgo em 2014 (Escócia referendo)

LONDRES - ​A Justiça da Escócia decidiu, na sexta-feira,5, que o parlamento da nação não pode convocar um referendo de independência do Reino Unido sem o consentimento do governo britânico.

Seria "prematuro" se pronunciar sobre esta questão, disse a juíza Aisla Carmichael do mais alto tribunal civil da Escócia.

Nacionalistas escoceses estão pressionando por um referendo de independência a ser realizado após as eleições para o parlamento escocês, em maio.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse que uma votação como essa não pode ser repetida muitas vezes em um curto espaço de tempo, e já houve um referendo em 2014. Naquela ocasião, por 55% a 45%, foi decidido que eles iriam permanecer no Reino Unido.

A primeira-ministra da Escócia disse que fará tudo que for possível para permanecer na União Europeia, depois da decisão do Reino Unido de deixar o bloco.

No entanto, desde então houve o Brexit, a saída da União Europeia. A Escócia foi contrária. Além disso, a oposição, entre os escoceses à forma como o governo britânico gerencia a crise de Covid-19. Assim, há mais apoio à independência e demandas por um segundo voto.

Juntos desde 1603

As nações da ilha da Grã-Bretanha compartilham o mesmo monarca desde 1603, quando o rei Jaime VI da Escócia se tornou Jaime I da Inglaterra. Em 1707, uma união formal criou o Reino da Grã-Bretanha.

Hoje, o Reino Unido inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.