Eleições 2022

Se não puder concorrer, Lula sinaliza que seu candidato em 2022 será Haddad

Os dois pretendem retomar em breve viagens pelo Brasil, indo a alguns lugares juntos e fazendo também roteiros separados

O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Haddad pode ser candidato novamente
Haddad pode ser candidato novamente (Lula e Haddad)

BRASÍLIA - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou que, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) não restitua os direitos políticos para que ele concorra à Presidência em 2022, defenderá que o Partido dos Trabalhadores escolha Fernando Haddad como candidato.

A informação é da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, os dois pretendem retomar em breve viagens pelo Brasil, indo a alguns lugares juntos e fazendo também roteiros separados. Ainda em fevereiro, Haddad deve ir a Minas Gerais.

A sinalização encerra as dúvidas sobre quem Lula apoiaria caso de não possa se candidatar - e também põe fim a um sonho do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de ser ungido candidato de uma ampla frente de esquerda. Em novembro do ano passado, após votar em São Bernardo do Campo, Lula até chegou a citar o nome do governador maranhense entre os presidenciáveis.

"Quando chegar 2022, o PT tem muitos candidatos. É normal que Ciro queira ser presidente da República, é normal que o [governador do Maranhão] Flávio Dino queira ser, é normal que a Globo esteja procurando o [apresentador Luciano] Huck tentando juntar ele com o [ex-ministro Sergio] Moro. Tudo isso é normal", disse.

A decisão final sobre os direitos políticos de Lula será do STF, que deve julgar, neste semestre, se o processo contra ele no caso do tríplex foi conduzido de forma parcial pelo ex-juiz Sergio Moro —e portanto deve ser anulado.

--

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.