Tranca tudo?

Decisão sobre lockdown no MA pode sair nesta sexta-feira

Prazo para que o Estado e prefeituras se manifestem termina hoje.

Gilberto Léda / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Douglas Martins irá decidir, mais uma vez, sobre lockdown
Douglas Martins irá decidir, mais uma vez, sobre lockdown (Juiz Douglas Martins)

SÃO LUÍS - O juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, pode decidir nesta sexta-feira (5) sobre o pedido formulado pelos defensores públicos estaduais Clarice Binda, do Núcleo de Direitos Humanos, Cosmo da Silva, do Núcleo de Defesa da Saúde, da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, e Diego Bugs, do Núcleo Regional da Raposa para decretação de lockdown por 14 dias em todo o Maranhão.

Em seu primeiro despacho no caso, ainda na terça-feira (2), o magistrado preferiu abrir prazo de 72 horas para que o Estado e as prefeituras se manifestem. Esse prazo termina hoje.

Segundo os defensores, houve flexibilização de medidas de distanciamento social nos últimos meses, e um relaxamento por parte da população – além da falta de fiscalização por parte do poder público.

Para eles, o ideal é o bloqueio total de atividades, a restrição da circulação de veículos, redução do número de trajetos do transporte aquaviário intermunicipal, limitação do funcionamento do transporte público urbano e uso de forças policiais para fazer cumprir o decreto, caso determinado pela Justiça.

Alternativamente, eles sugerem que, caso não seja deferido o lockdown, haja restrições de atividades de bares e restaurantes e de festas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.