Testes

Com 62,3% de abstenção no 1° dia, Enem Digital tem 2ª etapa no domingo

No primeiro dia do exame a abstenção geral (68%) foi maior que no impresso (55%); no Maranhão, 1.440 pessoas se inscreveram para realizar a prova; agora, testes serão de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Segundo dia de provas do Enem Digital acontece neste domingo
Segundo dia de provas do Enem Digital acontece neste domingo (Enem digital)

São Luís – As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em formato Digital seguem neste domingo, 7. No domingo anterior, 31, aconteceu a primeira etapa das provas, quando os candidatos resolveram questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia de provas, os inscritos resolverão questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com cinco horas de duração.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no total, foram disponibilizadas 100 mil inscrições e 96.086 pessoas confirmaram a participação. Números não incluem Manaus (AM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá(AP). No Maranhão, 1.440 se inscreveram para realizar as provas, mas, no primeiro dia, apenas 544 (37,7%) compareceram aos locais de aplicação da prova.

Em todo o país apenas 104 municípios estão realizando o Enem Digital, 1.028 locais de prova com 4.053 laboratórios. No Maranhão são dois municípios participantes, 24 locais de realização da prova com 66 laboratórios.

No total, 70 pessoas foram eliminadas do processo, por descumprirem regras na realização do exame. Como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender as orientações dos fiscais, não respeitar as medidas de biossegurança, entre outros.

Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília. Esta é a primeira vez que o Enem é aplicado no formato digital e a intenção é torná-lo 100% digital até 2026.

Problemas no 1° dia
Alunos que foram ao local do exame nos estados do Amapá, Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Sul e Distrito Federal relataram não ter feito a prova por falhas no sistema do Inep. Railson Lima, de 28 anos, esperava que o sistema abrisse com seus dados na tela, mas não foi o que ocorreu. Na sala ao lado, os estudantes começaram a prova às 13h30, mas não na de Railson Lima.

De acordo com ele, a coordenadora deu a possibilidade de os candidatos irem embora antes das 15h30 e serem eliminados por desistência ou iniciarem a prova às 15h30, com término às 21 horas. Os estudantes recusaram. “Assinamos a presença e saímos, porque não tínhamos mais condições físicas, nem psicológicas”, diz Railson Lima, “Só iríamos nos prejudicar mais do que já fomos prejudicados pelo erro do Inep.”

Medidas de Segurança
As medidas de segurança adotadas em relação a pandemia do novo coronavírus são as mesmas, tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes.

Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

O Estado procurou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para saber se com a entrada do estado no alerta vermelho de mortes pela Covid-19, as regras de proteção contra o coronavírus seriam intensificadas. Em nota, a pasta respondeu que não cabe à gestão estadual o gerenciamento do Enem.

SAIBA MAIS

Reaplicação

Até as 12h do dia 30 de janeiro – um dia antes do primeiro dia de Enem Digital –, 174 participantes solicitaram reaplicação por causa, de doenças infectocontagiosas, destas 118 foram deferidas e 56 indeferidas. Em Manaus foram 2.896 solicitações e no Instituto Federal do Amapá foram 111 pedidos de reaplicação do exame.

Participantes que estão com sintomas da Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa e já estão com laudo médico podem solicitar a reaplicação do exame até sábado, 6. Mesmo que tenham feito a prova do primeiro dia de aplicação, os participantes não devem comparecer aos locais do exame no segundo dia de aplicação para não contaminar os outros candidatos.

Como funciona o Enem Digital na prática?

O Enem Digital é a versão informatizada do Enem. Os participantes farão as provas diretamente nos computadores de laboratórios de informática em diversas faculdades e escolas brasileiras. Não, essa digitalização não significará provas em casa ou de forma on-line. A avaliação segue a recomendação para acontecer em um ambiente monitorado. Os computadores utilizados para a versão digital do Enem são fornecidos pelos locais de prova e durante a aplicação do exame, não têm acesso à internet.

O conteúdo das provas impressas e digitais são os mesmos?

As provas aplicadas no formato impresso e no Enem Digital serão diferentes, mas o tempo para resolução e a dificuldade das questões serão as mesmas. Dessa forma, a igualdade será garantida pela Teoria da Resposta ao Item, a TRI, que é usada para fazer o cálculo da nota do Enem.

O resultado do Enem Digital é divulgado mais rapidamente?

Terminando o processo, o candidato do Enem Digital já vai sair da sala de provas com os resultados de múltipla escolha em mãos, já que o gabarito será gerado automaticamente após a finalização. No entanto, os resultados com a pontuação final e nota da redação só devem sair, juntamente com os resultados para os estudantes que optarem pela versão impressa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.