Crime

PMs envolvidos em morte de comerciante são presos e transferidos para São Luís

Comerciante foi conduzido por policiais militares, mas nunca chegou à delegacia; corpo foi encontrado em matagal, com marcas de tortura e tiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Comerciante morto em Bacabal
Comerciante morto em Bacabal (comerciante Bacabal)

São Luís - Quatro policiais militares suspeitos de envolvimento na morte do comerciante Marcos Marcondes, conhecido como Marquinhos, foram presos nesta terça-feira (2), em Bacabal. Eles foram identificados como tenente Pinho, sargento Custódio e os cabos Robson, Rogério e Henrique. O tenente-coronel Duarte também perdeu o cargo de comandante do 15º BPM.

Os PMs presos são suspeitos de, na tarde de segunda-feira (1º), por volta das 14h30, terem levado o comerciante a força. Marquinhos foi retirado do seu veículo, estacionado em frente ao seu estabelecimento comercial, na Rua Frederico Figueiras no bairro Ramal.

O comerciante, suspeito de estar envolvido na receptação de carneiros furtados, seria levado à delegacia, mas isso não ocorreu. Segundo informação de testemunhas, os policiais iriam levar o comerciante a uma propriedade, onde suspostamente estariam os carneiros.

Um vídeo gravado por câmeras do circuito de segurança de uma empresa mostra o momento em que o comerciante é puxado pelo tenente Pinho, na companhia de outros policiais, à paisana. Em seguida, ele é colocado a força, sob ameaças, dentro do veículo. Na sequência, os três carros somem com o comerciante.

Por volta das 22h, surgiu a informação de que os PMs foram recebidos a tiros em um povoado conhecido como Fazenda Cancelar, em São Luís Gonzaga do Maranhão, e que o tenente Pinho teria sido baleado na panturrilha, e que estava sendo levado para o Hospital Laura Vasconcelos, Bacabal.

Segundo os policiais, o comerciante e a outra pessoa suspeita de furtar os carneiros, teriam fugido durante o suposto tiroteio. Familiares de Marquinhos estiveram na 16ª Delegacia e no 15º Batalhão, mas não conseguiram informações concretas sobre o ocorrido.

Por voltas das 5h de terça-feira (2), um grupo de pessoas, entre parentes e amigos, saiu para o local do suposto tiroteio a procura do comerciante ou de informações do que pudesse ter acontecido com ele. Por volta das 7h30, o grupo encontrou o corpo de Marcos Marcondes em uma área de mato, a beira de uma estrada carroçável, onde os policiais disseram que houve o tiroteio. De acordo com moradores, eles ouviram apenas uma rajada de tiros e uma pessoa pedindo para não morrer.

O Secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela, gravou um pronunciamento sobre o caso e enviou para Bacabal equipes da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoas e da Perícia Criminal do Estado. Segundo informações repassadas aos parentes, o comerciante foi torturado, além de ser alvejado com um tiro no tórax e outro no pé.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.