Autoimune

O que é Alopecia Aerata? Patologia afeta participante do BBB

A médica tricologista dra. Ana Carina Junqueira esclarece dúvidas sobre o tema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Falhas nos cabelos do BBB Lucas, despertou interesse sobre o tema
Falhas nos cabelos do BBB Lucas, despertou interesse sobre o tema (lucas penteado)

SÃO PAULO- Nem só de discussões sobre a cultura do cancelamento vive o Big Brother Brasil 21. As falhas no couro cabeludo do Lucas Penteado também geram dúvidas nos telespectadores. A patologia que afeta o participante é conhecida como Alopecia Aerata, uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo, sendo geralmente causada pelo estresse.

Dra. Ana Carina Junqueira, médica à frente do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa Capilar (IBEMC), é pioneira na área de tricologia e no tratamento da doença no Brasil detalha os sintomas e causas da patologia.

Sintomas:

A Alopecia Areata é uma doença na qual ocorre uma inflamação ao redor da raiz dos folículos capilares, levando a queda desses fios. Há diferentes apresentações clinicas, sendo a mais comuns áreas circunscritas de alopecia (sem cabelo), de tamanhos variáveis. Em formas mais extensas e, felizmente menos frequentes, a queda de cabelo pode atingir todo o couro cabeludo, levando a perda de 100% dos fios, assim como pode haver perda dos outros pelos do corpo, inclusive barba, sobrancelhas e cílios.

Causas:

É considerada uma doença autoimune, na qual o próprio organismo ataca algumas células dele mesmo. Existe uma predisposição genética para o desenvolvimento dessa patologia, porém geralmente é necessário um gatilho para ativá-la, sendo o mais comum o estresse mental.

Tratamento:

O principal tratamento consiste no uso dos anti-Inflamatórios do tipo corticoide, preferencialmente nas suas formas locais como tópicos e aplicações intralesionais, mas podem ser utilizados em sua forma sistêmica também. O Minoxidil é um estimulante de crescimento utilizado como adjuvante. Medicamentos imunossupressores como metotrexato, ciclosporina, entre outros, também fazem parte do arsenal terapêutico . Mais recentemente, imunobiológicos tem sido estudados para o tratamento dessa patologia, principalmente os modernos inibidores da Jak, além de outras modalidades terapêuticas como laser não fracionado e laser de baixa potência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.