Imunização

Maranhão deve receber novas doses de vacina do MS ainda esta semana

Informação foi repassada por fontes na Secretaria Estadual de Saúde (SES); previsão é de que lote seja repassado aos estados de forma simultânea

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Previsão é de que mais doses de vacinas deverão chegar esta semana
Previsão é de que mais doses de vacinas deverão chegar esta semana (Vacina)

São Luís - O Governo do Maranhão trabalha com a possibilidade de recebimento de novas doses de vacina contra a Covid-19 ainda esta semana. Para o cumprimento do prazo, segundo fontes ouvidas por O Estado na Secretaria Estadual de Saúde (SES), é fundamental que o Ministério da Saúde (MS) organize a logística do envio deste lote de forma conjunta aos estados.

Consultada, a pasta federal não confirmou oficialmente a data para o deslocamento de novas vacinas. A SES recebeu do MS a sinalização de quantas doses serão encaminhadas em próxima remessa, no entanto, o saldo por ora está em sigilo. Ontem, a SES iniciou o envio das vacinas referentes à segunda dose da CoronaVac, recebida pelo governo local no dia 18 do mês passado e cuja aplicação começou no mesmo dia.

Até o momento, de acordo com dados do MS, o Maranhão recebeu 235.140 doses AstraZeneca e CoronaVac no total, o que posiciona o estado como o 12º que mais recebeu vacinas no país. Sobre o envio da segunda dose CoronaVac, segundo o Governo, todos os 217 municípios deverão estar com estas doses no estoque até amanhã.

Doses

Em São Luís, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), foram recebidas 16.786 mil doses que estavam na câmara de frios da SES desde o dia 18 do mês passado e que somente agora foram disponibilizadas para a capital.

Destas, 3,5 mil são referentes ao estoque recebido pelo governo maranhense no dia 25 do mês passado e outras 13.286 estavam no grupo destinado ao Maranhão no dia 18 de janeiro deste ano. O Governo Federal informou que, até ontem, 51.847 doses foram aplicadas no estado.

Apesar da falta de celeridade no recebimento das doses e do risco de suspensão temporária da vacinação, por carência de vacinas, até o momento o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís descartam a decretação de lockdown. “São Luís tem avançado no enfrentamento à Covid-19 com a campanha de vacinação e com o reforço da necessidade do cumprimento das medidas sanitárias. No momento, não há nenhum estudo ou planejamento de lockdown na cidade”, escreveu o prefeito Eduardo Braide (Podemos) nas redes sociais.

Até o fechamento desta edição, o Governo maranhense ainda não havia sido notificado da decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, que deu prazo de 72 horas para que o Estado se manifeste sobre providências tomadas na rede de saúde para evitar o colapso no sistema.

Segundo a SES, somente na Grande Ilha, 85,5% dos leitos de UTI estão ocupados. Em Imperatriz, de acordo com a pasta, são 84,38% das vagas em UTI preenchidas.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou que a população brasileira estará imunizada até o fim de 2021. “A pasta trabalha para isso e com a possível aprovação da Sputnik, o Governo [Federal] deve acelerar ainda mais este processo de envio das doses para os estados”, afirmou.

Públicos

Até o momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), podem se vacinar profissionais de saúde incluídos na faixa etária determinada pela pasta e idosos acima de 75 anos. No caso dos idosos, é necessário cadastro prévio no site da Prefeitura de São Luís no endereço www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.