Reabilitação

Fiema e Fundação do Patrimônio traçam parcerias para o Centro Histórico

Canteiro escola e ações de promoção da cidade foram discutidas entre as duas instituições

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Edilson Baldez e Kátia Bogéa na reunião sobre parcerias para o Centro Histórico
Edilson Baldez e Kátia Bogéa na reunião sobre parcerias para o Centro Histórico (reunião)

São Luís - A cidade de São Luís foi pauta de uma reunião nesta quinta-feira, dia 4, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O presidente da federação, Edilson Baldez, recebeu a presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Kátia Bogea, na Casa da Indústria Albano Franco, para tratar de parcerias para a reabilitação do centro histórico da cidade com as entidades do Sistema Fiema (Federação, Sesi, Senai e IEL).

“A cidade de São Luís é um celeiro cultural e para que a gente possa desenvolver um trabalho de proteção a esse patrimônio, nós precisamos de parceiros, e claro, que a Fiema, com todo o seu sistema, é um parceiro natural”, explicou Kátia Bogéa.

De acordo com a presidente da Fumph, a proposta é unir esforços com o Sistema Fiema para projetos de educação, agregando turmas de estudantes de cursos do Senai, do segmento da construção civil, na recuperação de fachadas dos prédios do centro histórico, entre outros. A ideia é também envolver o Sinduscon-MA. “A gente quer fazer um trabalho de capacitação na área do centro histórico, com os imóveis, que somam mais de 4 mil imóveis tombados. Também queremos fazer a parte de promoção da cidade, e aí a ideia é estabelecer essas parcerias”.

O presidente da federação, Edilson Baldez, acompanhado na reunião pelo superintendente regional do SESI, Diogo Lima, e pelo superintendente da Fiema, César Miranda, reiterou que o Sistema Fiema está à disposição para as parcerias em prol do desenvolvimento da cidade.

“A Federação apoia todas as iniciativas que visam o desenvolvimento econômico do nosso estado e da cidade de São Luís. Nesse sentido, podemos mobilizar os nossos sindicatos, os empresários do setor da construção civil, também, para colaborar nesse projeto, que é de interesse de toda nossa população”, ressaltou o presidente.

Na área de mobilização do centro histórico, foram solicitadas pela Fumph, ao Sistema Fiema, as unidades móveis de atendimento do Sesi e do Senai, para ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís na área do centro da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.