Inspeção

Cinco ônibus são substituídos por estarem com irregularidades

Fiscalização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) tem prosseguimento, inclusive nas garagens das empresas concessionárias, averiguando condições dos veículos

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Fiscalização está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT)
Fiscalização está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) (fiscalização ônibus)

São Luís - Dos quase 100 coletivos que já passaram por vistoria da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), cinco precisaram ser substituídos de forma imediata, devido à identificação de irregularidades, sendo a maioria por problemas nos elevadores de acesso aos veículos.

O órgão estipulou um prazo para que as empresas realizem a manutenção necessária para a correção do problema. Após o serviço, os veículos passarão por uma segunda vistoria, a fim de garantir que estejam em condições de voltar a operar.

As ações de fiscalização do transporte coletivo em São Luís têm sido desenvolvidas tanto dentro dos Terminais de Integração quanto nos pontos finais e garagens das empresas concessionárias. De acordo com a assessoria de Imprensa da secretaria, a fiscalização seguirá até contemplar todas as linhas do sistema de transporte urbano da capital.

A fiscalização e as vistorias tiveram início esta semana, em pontos estratégicos. Os fiscais verificam as condições físicas e de logística dos ônibus, o funcionamento dos elevadores, a manutenção geral dos veículos, as condições dos pneus e assentos, limpeza, além de itens de segurança. Os veículos nos quais são constatados problemas graves são substituídos e voltam a circular apenas quando estes são solucionados.

No aspecto da logística, são averiguadas questões relacionadas ao cumprimento da rota, quantitativo de ônibus, bem como a obediência do quadro de horários de cada linha. As empresas de transporte urbano têm, por obrigação, cumprir com as medidas contratuais, bem como garantir um serviço eficiente e seguro ao cidadão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.