Imunização

Covid-19: em 13 dias de campanha, São Luís já vacinou 24.201 pessoas

Dados foram atualizados na segunda-feira, 1°; as outras cidades da região metropolitana já vacinaram, juntas, 1.524 pessoas

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
No Centro de Vacinação, os primeiros a serem imunizados foram os profissionais de saúde, em janeiro
No Centro de Vacinação, os primeiros a serem imunizados foram os profissionais de saúde, em janeiro

São Luís – Até o momento, a Secretária de Estado da Saúde (Semus) – com base no balanço finalizado na última segunda-feira, 1° – já vacinou 24.201 pessoas em São Luís. A campanha de imunização começou na capital no dia 19 de janeiro. As outras cidades que fazem parte da região metropolitana já imunizaram 1.524 pessoas.

Além do Centro Municipal de Vacinação – que nesta segunda-feira, 1°, recebeu os retardatários, ou seja, profissionais de saúde enquadrados nos perfis anteriores e que, por ventura, não puderam ir antes ao local – também ocorre vacinação dos idosos acima dos 85 anos de forma prioritária, no drive-thru montado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Bacanga.

A Semus, em nota, frisou que é preciso, no caso do Centro de Vacinação, estar enquadrado no perfil citado para receber a vacina. “No caso do drive, é preciso preenchimento prévio dos dados do idoso na plataforma Vacina São Luís, disponível no site da Prefeitura”, ressaltou a nota.

Vacinação de idosos
A Prefeitura de São Luís, lançou plataforma de cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 75 anos na capital. O cadastro deve ser feito por meio de site. O idoso ou responsável, deve preencher um formulário com dados pessoais como CPF, data de nascimento, número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), endereço e telefone. Após o cadastramento, uma equipe da Semus, vai entrar em contato para informar o dia, local e horário que o idoso vai receber a vacina contra a doença

“A Semus informa que vem recebendo, diariamente, pedidos de vacinação de idosos via plataforma ‘Vacina São Luís’ e que, dependendo do perfil e das necessidades do paciente, aplica as doses no sistema drive-thru, na Universidade Federal do Maranhão, campus Bacanga”, complementou a pasta, em nota.

Idosos com mais de 75 anos, como dona Filomena, recebem vacina
Idosos com mais de 75 anos, como dona Filomena, recebem vacina

Maria Filomena Soeiro Machado, 94 anos, moradora do bairro Cohab, recebeu a vacina nesta terça-feira, 2, no sistema de drive-thru, a idosa é assinante e leitora assídua de O Estado. Dona Maria recebeu o imunizante da AstraZeneca, ela vai receber a segunda dose, somente no dia 20 de abril.

A secretaria, quando questionada sobre uma possível descontinuidade da vacinação, por falta de doses, respondeu que o número de doses é suficiente, e que inclusive, recebeu ainda nesta terça-feira, informações sobre o recebimento de novas doses da vacina CoronaVac, que já estão no estoque do estado. No entanto, a Semus ressaltou que a oferta de vacinas depende prioritariamente da disponibilidade de doses via Governo Federal.

Região Metropolitana
A Semus de Paço do Lumiar, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde e do Departamento de Imunização, informou que recebeu até agora, apenas um lote de vacinas da CoronaVac com 842 doses destinadas aos profissionais da saúde.

Do total recebido pela prefeitura 66.38%, ou seja, 559 doses já foram administradas correspondendo ao mesmo número de profissionais que já receberam a primeira e aguardam para tomar a segunda dose.

“A Semus aguarda a chegada de novos lotes, a serem repassados em breve ao município, para incluir novos grupos prioritários determinados pelos órgãos reguladores, Ministério da Saúde (MS) e SES-MA”, afirmou, nota da assessoria de comunicação de Paço do Lumiar.

São José de Ribamar já recebeu 1.577 doses, e já aplicou 811, de acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), essas doses foram aplicadas, apenas em profissionais da saúde. A prefeitura de Raposa, recebeu 264 doses para aplicação, dessas, 154 já foram distribuídas para profissionais da saúde, exceto sete, que foram destinadas para idosos institucionalizados.

SAIBA MAIS

CoronaVac ou AstraZeneca?

O usuário (a) que toma a primeira dose da vacina CoronaVac deve receber a segunda dose 21 dias após a aplicação inicial. No caso da AstraZeneca, a vacinação de segunda dose ocorre 12 semanas após a primeira. O Município, em comum acordo com o Governo do Maranhão e em sintonia com o Ministério da Saúde, adota o seguinte critério: no caso de doses de vacinas de empresas distintas, faz-se a vacinação de uma delas até que cesse a mesma para em seguida implantar a vacina da outra empresa na rotina de atendimento.

E se perder o comprovante de vacinação?

Quem perdeu o comprovante de vacinação não precisa se preocupar em não receber a segunda dose do imunizante, seja ele CoronaVac ou AstraZeneca, pois os dados dos usuários ficam cadastrados em sistema digital gerido pela Semus. No entanto, é importante ressaltar que a pessoa zele pela carteira de vacinação recebida na primeira dose.

Números

24.201 imunizados em São Luís

559 imunizados em paço do Lumiar

811 imunizados em São José de Ribamar

154 imunizados em Raposa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.