Mapeamento

Cidade Operária registra maior número de óbitos por Covid-19, afirma Semus

Segundo epidemiologista, número de mortes em um bairro depende do total de casos e da estrutura do local; na última semana, o Maranhão entrou para a fase vermelha, em relação a ocupação de leitos de UTI e enfermaria

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Populosa, Cidade Operária possui mais casos de Covid-19 no município de São Luís
Populosa, Cidade Operária possui mais casos de Covid-19 no município de São Luís (Cidade Operária)

São Luís – Dados da Secretária Municipal de Saúde (Semus) mostram que a Cidade Operária possui o maior número de óbitos por Covid-19 do município de São Luís. De acordo com o relatório, são 57 óbitos, seguido pela região do Centro (36), Anjo da Guarda (36), Cohatrac I, II, III, IV e Primavera Cohatrac (35).

A Cidade Operária também possui o terceiro maior número de casos da capital (290). Em primeiro e segundo lugar estão a região do Centro, com 306 casos e o Cohatrac, com 303 casos da doença. Em quarto lugar está o Anjo da Guarda, com 284 casos.

O epidemiologista Antônio Augusto explica que essa alta de óbitos em determinados bairros acontece pela grande propagação do vírus ocasionada pela proximidade das residências e costumes de alta aproximação entre vizinhos. “Os casos tendem a predominar em bairros mais populosos, onde as casas são mais próximas entre si e onde as pessoas tendem a socializar mais com a vizinhança. Os óbitos tendem a predominar em locais onde há mais casos”, ressaltou o epidemiologista.

De acordo com reportagem de O Estado, publicada no início deste ano, o distrito do Bequimão, composto pelos bairros Bequimão, Vinhais, Cohama, Calhau, Angelim, Parque Atenas e localidades adjacentes possuía o maior registro de casos de Covid-19 em São Luís. Até dia 5 de janeiro, a região apresentava um total de 3.483 casos. Somente no Bequimão, o registro era de 224 casos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em setembro de 2020, durante a primeira onda da Covid-19 no estado, o bairro que apresentava maior registro de casos era o Turu, seguido pela Cidade Operária e Centro. Com a reaceleração dos casos de Covid-19 na região da Grande Ilha, bairros mais populosos como o Centro, Cohatrac e Cidade Operária acabaram uma maior propagação do vírus.

Reaceleração dos casos
O estado do Maranhão voltou a passar por um aumento de casos, principalmente nas grandes regiões metropolitanas como a Grande Ilha e Imperatriz. Na última semana o estado entrou para a fase vermelha, em relação a ocupação de leitos para pacientes com Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico do último domingo (31), a taxa de ocupação dos leitos de UTI da Região Metropolitana de São Luís está em 82,88%, enquanto os leitos de enfermaria estão com a ocupação de 70,37%.

Em entrevista, na última segunda-feira (25), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, chamou atenção para aumento de casos entre jovens de 24 a 34 anos, alertando para o risco dos descuidados dos protocolos de saúde.

No momento, o Maranhão possui 7.201 casos ativos da Covid-19 e um registro de 4.697 óbitos. Desde o começo da pandemia até o atual momento já foram confirmados 207.488 casos em todo o estado.

Possíveis restrições
Ao longo da última semana, os Ministérios Públicos Estadual e Federal (MPMA e MPF) seguiram dialogando com o governo de estado sobre a possibilidade de restrições de alguns setores para evitar a propagação do vírus.

Na última terça-feira, 26, o MPF e o MPMA ajuizaram ação civil pública, com pedido de liminar, na Justiça Federal, para que fosse suspensa a autorização para realização de eventos, a exemplo de festas, shows e similares, em desrespeito às normas sanitárias estaduais vigentes. Na quarta-feira, 27, o MPMA também se reuniu com o Sindicato dos Bares de São Luís (Sindibares) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Maranhão (Abrasel) para debater novas medidas a fim de evitar aglomerações, especialmente no período de Carnaval.

Contudo, apesar de após a reunião ter sido suspensas em todo o estado as apresentações de bandas em estabelecimentos até segunda-feira (1º), em entrevista à imprensa, realizada na manhã de sexta-feira (29), o governador do estado, Flávio Dino, informou que nenhuma atividade será suspensa antes de dialogar com os setores.

“O secretário Carlos Lula anunciou, inclusive, a orientação técnica de suspensão de eventos. Eu adotei o caminho de, antes de editar qualquer medida, estabelecer um processo de diálogo com os segmentos econômicos. Esse diálogo sendo conduzido nesse instante pelo secretário de Iindústria e Comércio, conversando com os seguimentos econômicos e de trabalhadores, para que a gente possa chegar a um entendimento. Se todos os protocolos existentes forem cumpridos, eu acredito nesse momento que não será necessário a suspensão de nenhuma atividade. O Problema é que houve uma ideia falsa, errada, de que tudo era permitido, e não é. Ou seja, todos os seguimentos econômicos podem funcionar, porém, segundo os protocolos sanitários”, afirmou o governador, que também alertou que, caso necessário, novas medidas seriam discutidas durante esta semana.

SAIBA MAIS

Números de óbitos por bairro

57 óbitos na Cidade Operária
36 óbitos no Centro
36 óbitos no Anjo da Guarda
35 óbitos no Cohatrac I, II, III, IV e Primavera Cohatrac

Taxa de mortalidade por Covid-19 nos bairros

Cidade Operária – 19,66%
Anjo da Guarda – 12,68%
Centro – 11,76%
Cohatrac I, II, III, IV e Primavera Cohatrac – 11,55%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.