Cuidado

Prefeitura de São Luís inicia patrulhamento com bote na orla da Ponta d''Areia

Equipes na faixa de areia, em torres de observação e nos quadriciclos deram apoio às equipes na faixa de areia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Homens fazem patrulhamento na orla
Homens fazem patrulhamento na orla (semusc)

São Luís - A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) iniciou no final de semana, com seu corpo de guarda-vidas, um novo formato de patrulhamento na orla da Ponta d’Areia. A partir de agora, o grupamento está utilizando um bote para alertar os banhistas e verificar condições adversas.

Os profissionais percorreram toda a orla daquela região, incluindo o Espigão Costeiro. Na ocasião, eles fizeram várias advertências aos banhistas, como, por exemplo, não avançar para além do ponto de arrebentação, por conta do risco de afogamento, devido à força das ondas.

No domingo, as guarnições fizeram várias rondas, em horários com maior fluxo de pessoas na praia. Equipes na faixa de areia, em torres de observação e nos quadriciclos deram apoio às equipes na faixa de areia. “Sem sombra de dúvidas é uma ferramenta essencial para as guarnições nas mais diversas operações. Quatro homens podem fazer o manuseio do bote tranquilamente. Dentro dele, há dois remos, caso dê problemas no motor. Há as nadadeiras, a âncora e um kit de sobrevivência em caso de eventualidades”, pontuou o coordenador do grupamento, subinspetor Antônio Carlos.

A utilização do bote foi comemorada pelo secretário da SEMUSC, Marcos Affonso, que, em um mês à frente do órgão, já realizou diversas melhorias em toda a estrutura da secretaria. “É uma conquista muito significativa para o grupamento, que agora está contando com um equipamento de grande alcance e capaz de facilitar os resgates e salvamentos em toda orla de São Luís. O aparato técnico que os nossos guarda-vidas utilizam é diferenciado, com múltiplas possibilidades”, enfatizou.

De acordo com o guarda-vidas Irineu Neto, o bote é uma ferramenta necessária para diversas finalidades. “É um equipamento muito útil para resgates mais distantes da orla, e às vezes, para embarcações que precisam de apoio ou socorro devido a panes, por exemplo. A gente tem utilizado ele na medida do possível para várias funções”, explicou.

Cabe ressaltar que o bote poderá ser usado pela guarnição nas praias Ponta d’Areia e Olho d’Água, cuja fiscalização da orla é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.