Imunização

Mais de 5 mil idosos serão vacinados em São Luís até a próxima sexta-feira

Prefeitura estima imunizar mais de 1 mil idosos por dia, após iniciado o processo de agendamento com local, data e hora de vacinação

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Idosos vacinados na nova etapa do Plano Municipal fizeram cadastro em plataforma digital
Idosos vacinados na nova etapa do Plano Municipal fizeram cadastro em plataforma digital (covid-19 / vacina / vacinação)

SÃO LUÍS - Mais de 5 mil idosos deverão ser vacinados em São Luís contra o coronavírus, de hoje até a próxima sexta-feira. Essa é previsão da Secretaria Municipal de Saúde, anunciada pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos) no último fim de semana.

Os idosos vacinados na nova etapa do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 são aqueles que já fizeram o cadastramento na plataforma lançada na semana passada pelo Município, por meio de um portal na internet.

De acordo com o prefeito, a expectativa é de que mais de 1 mil idosos sejam vacinados por dia. "E vamos de boa notícia. Hoje [dia 28] vacinamos mais 400 idosos que foram agendados pelo VacinaSãoLuís. A partir da semana que vem teremos capacidade para imunizar mais de 1.000 idosos por dia com rapidez e segurança. Juntos vamos vencer a pandemia", escreveu Eduardo Braide em seu perfil em rede social.

A Prefeitura lançou a plataforma para cadastramento de idosos que tenham a partir de 75 anos de idade na última quinta-feira. Desde então, são milhares de perfis cadastrados, com nome, endereço, telefone, idade e filiação, a espera do agendamento para a imunização.

O funcionamento do processo tem sido elogiado pela população - com relatos nas redes sociais -, pelo profissionais de Saúde e por políticos.

Após o cadastro de cada idoso na plataforma, a Secretaria Municipal de Saúde entra em contato com o idoso ou responsável, informando o dia, local e horário em que o idoso receberá a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

O formulário pode ser acessado no endereço: www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Em material institucional, o prefeito afirmou que o cadastramento é necessário para garantir que a vacinação ocorra de forma ordenada e sem aglomerações. “Vamos fazer o cadastramento prévio e partir deste cadastro a Secretaria Municipal de Saúde irá entrar em contato com o idoso para informar o agendamento da vacinação. Dessa forma, o idoso já sairá de casa sabendo o dia, local e horário em que será atendido. Vamos garantir o atendimento seguro e sem aglomerações”, explicou na ocasião do lançamento da página.

Para fazer o cadastro o idoso, seu familiar ou outro responsável deverá acessar o endereço da plataforma inserir todas as informações solicitadas para que as equipes da Semus façam a triagem e iniciem os contatos telefônicos para o agendamento da vacinação. Entre as informações que deverão ser cadastradas estão nome completo, data de nascimento, número de telefone, e endereço residencial.

A inclusão dos idosos acima de 75 anos nesta nova etapa do Plano Municipal de Vacinação foi possível porque São Luís recebeu na semana passada mais de 15 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e nos próximos dias devem ser disponibilizadas também novas doses da Coronavac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.