Baixa

DEM abandona Rodrigo Maia e adota ''neutralidade'' na eleição da Câmara

Decisão foi chancelada pelo presidente nacional da legenda, ACM Neto

José Linhares Jr / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Rodrigo Maia não poderá contar com apoio do próprio partido na eleição de hoje
Rodrigo Maia não poderá contar com apoio do próprio partido na eleição de hoje (Rodrigo Maia)

BRASÍLIA - O Democrata decidiu na noite deste domingo (31) liberar seus deputados para a votação do novo presidente da Câmara Federal. A legenda foi uma das maiores apoiadoras do lançamento da candidatura de Baleia Rossi (MDB), mas no decorrer da eleição a maior parte dos votos "migrou" para o deputado Arthur Lira (PP). A decisão representa uma derrota para o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM).

A decisão deve influenciar outros partidos a se posicionarem pela campanha de Lira. Caso do Solidariedade, que enfrenta uma divisão interna que pode levar a nova mudança no alinhamento.

Mesmo considerando a adesão anterior do DEM à campanha de Baleia Rossi, o candidato do MDB já aparecia em desvantagem nas projeções de votos. Com a provável divisão do partido nas urnas, a candidatura de Lira deve chegar como favorita para a eleição desta segunda.

A decisão foi bancada pelo presidente nacional do partido, ACM Neto (DEM).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.