Mobilização

Caminhoneiros afirmam que farão greve a partir desta segunda-feira, 1º

Categoria está dividida; Conselho Nacional diz que adesão será de 80% e que a situação está pior que em 2018

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
A paralisação foi decidida no dia 15 de dezembro do ano passado
A paralisação foi decidida no dia 15 de dezembro do ano passado (caminhoneiros)

Brasília - Os caminhoneiros devem parar por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (1º) em todo o Brasil. A categoria, que está dividida, protesta contra o aumento do preço do combustível, o marco regulatório do transporte e cobra pautas como o direito à aposentadoria especial.

A paralisação foi decidida no dia 15 de dezembro do ano passado, em conselho com mais de 40 mil caminhoneiros. Algumas entidades específicas da categoria se dizem contra a greve, que gera preocupação pela possibilidade de, em plena pandemia, agravar o colapso no sistema de saúde e dificultar entrega de insumos contra a Covid-19.

Para o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), a situação atual é pior para a categoria do que o cenário enfrentado em 2018, quando os caminhoneiros fizeram uma paralisação que parou o país e causou desabastecimento em diversas regiões. Desta vez, o Conselho estima que até 80% dos caminhoneiros podem aderir à mobilização nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.