Compromissos

Irã quer que EUA acabem com sanções e voltem ao acordo nuclear

Declaração do chanceler iraniano é feita 2 dias após o novo secretário de Estado americano dizer que os EUA só devem retornar ao acordo após o Irã voltar a cumprir seus compromissos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã
Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã (Javad Zarif, ministro das Relações Exteriores do Irã )

TEERÃ - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, afirmou na sexta-feira,29, que o país só vai retomar as obrigações do acordo nuclear de 2015 quando os Estados Unidos voltarem ao pacto e retirarem as sanções impostas.

A declaração ocorre dois dias após o novo secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmar que os EUA só retornariam ao acordo quando o Irã voltar a cumprir os compromissos acordados.

"O Irã não está cumprindo com suas obrigações em várias frentes. E levará algum tempo, se decidir fazê-lo, para cumprir com suas obrigações novamente e para que avaliemos se está fazendo isso", afirmou Blinken na quarta-feira,27. "Ainda não chegamos a esse ponto, para dizer o mínimo".

"O presidente Biden foi muito claro ao dizer que, se o Irã cumprir integralmente suas obrigações sob o plano novamente, os Estados Unidos fariam o mesmo", afirmou Blinken.

Zarif disse que exigência americana "não é prática e não vai acontecer".

"Os Estados Unidos abandonaram o acordo unilateralmente e agora é obrigação dos Estados Unidos retornar e cumprir seus compromissos. Assim que o fizer, cumpriremos os nossos", afirmou o chanceler.

"O novo governo americano exige que o Irã volte ao acordo, mas isso não faz sentido. Quem abandonou o pacto deve voltar a ele", acrescentou o ministro iraniano em entrevista coletiva.

Os EUA deixaram o acordo em 2018, no governo de Donald Trump, e impôs sanções econômicas a Teerã. O pacto foi fechado pelo governo de Barack Obama em 2015, após meses de negociações entre Irã, Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China.

Tratado abandonado

Zarif destacou que os Estados Unidos "não apenas abandonaram o tratado, mas começaram a pressionar outros países e suas empresas que continuam cumprindo o pacto, algo totalmente ilegal".

"O que o Irã fez foi uma reação contra isso", afirmou o chanceler sobre a decisão iraniana de não cumprir o acordo e começar a enriquecer urânio acima da pureza e quantidade permitidas.

Ele disse que "o Irã não quer uma arma nuclear" e pediu a destruição de todas as armas nucleares pelas potências atômicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.