Violência em alta

Região Metropolitana de SL tem oito mortes em pouco mais de 24 horas

Série de mortes começou ainda na manhã de quinta-feira, 28, e se estendeu até as primeiras horas do dia seguinte; uma das vítimas foi um tenente-coronel da PMMA; auxiliar de perito também foi morto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Salomão Matos foi executado no estacionamento de uma UPA
Salomão Matos foi executado no estacionamento de uma UPA (Auxiliar de perícia)

São Luís - Da manhã de quinta-feira, 28, até a madrugada de sexta-feira, 29, ocorreram oito assassinatos na Região Metropolitana de São Luís. O mês de janeiro ainda nem acabou e os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam 35 mortes violentas na Grande Ilha. Entre essa quantidade, 31 foram caracterizados como homicídio doloso e 95% desses casos ocasionados por arma de fogo.

Uma série de assassinatos ocorreu durante a última quinta-feira de janeiro. Os atos criminosos começaram ainda de manhã. A polícia achou morta Yara Cristine Alves Cardoso, de 25 anos. O corpo da vítima apresentava marcas de golpes de faca, principalmente, nas mãos e estava em um córrego, localizado na Vila Operária, na cidade de São José de Ribamar.

Naquele dia, dois faccionados estiveram na sede do 21º Batalhão da Polícia Militar, localizado na BR-135, e assumiram o assassinato da mulher, a golpes de faca. O corpo da vítima estava abandonado em área de matagal. Eles ainda contaram à polícia que foram obrigados, pela liderança de uma facção criminosa, a se entregarem, caso contrário seriam penalizados com a morte.

Morte de policial
No período da tarde de quinta-feira, 28, o tenente-coronel da Polícia Militar, Ronilson Gomes Pinto, de 47 anos, foi morto a tiros, no Residencial Pinheiros, e teve a sua pistola levada pelo trio criminoso que o executou. O comandante da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, declarou nesta sexta-feira, 29, em entrevista à Rádio Mirante AM, que o caso está sendo investigado pela Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) como latrocínio (roubo seguido de morte) e não havia registro de prisão.

O coronel informou que Ronilson Gomes estava sentando na porta de sua residência, quando foi abordado pelo trio criminoso, que chegou esse local em um veículo Peugeot cinza. O policial reagiu ao assalto e houve troca de tiros. Ele foi alvejado no queixo e na testa, e morreu no local. Enquanto os criminosos fugiram, levando a arma da vítima, e abandonaram o carro no bairro.

Guarnições de vários batalhões da PMMA realizaram rondas na localidade, mas não conseguiram prender os suspeitos. No dia do crime, a proprietária do Peugeot, prestou esclarecimentos sobre o caso na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Beira-Mar. O corpo do policial foi sepultado na tarde de sexta-feira, no cemitério Jardim da Paz, Estrada de Ribamar.

Mais mortes
Por volta das 18h38 de quinta-feira, 28, ocorreu o assassinato de Glenderson Ferreira dos Santos, de 25 anos, no Coroado. A polícia informou que a vítima estava sentada na porta de sua residência, quando foi baleada no pescoço e na cabeça. Ela morreu no local e o corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga. Dois homens teriam participado do crime e fugiram em uma motocicleta.

Menos de uma hora depois, ocorreu outra morte, no bairro Santa Clara, que teve como vítima Roberth Thallyson Silva Mendes, de 22 anos. De acordo com a polícia, ele já havia sido preso por roubo, e foi assassinado a tiros dentro de sua residência. Cinco faccionados invadiram o local, realizaram a ação criminosa e tomaram rumo ignorado.

A polícia também registrou por volta das 20h40 o assassinato de Sandro Serrão Batista, de 41 anos, no Tambaú, em Paço do Lumiar. Segundo a polícia, a vítima tinha passagem pelos crimes de lesão corporal dolosa, disparo de arma de fogo em plena via pública e direção perigosa em veículo. O crime pode ter sido cometido por faccionados.

Ainda naquela noite, foi morto a tiros Carlos Eduardo Mendonça, de 20 anos, na Vila Natal, área do Coroadinho. A vítima foi baleada em via pública, levada pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Socorrão I, no Centro, mas chegou sem vida.

Execução
Nas primeiras horas de sexta-feira, 29, ocorreram duas execuções e uma das vítimas foi o auxiliar de perito criminal, Salomão Matos dos Santos, de 32 anos. Segundo a polícia, ele estava em um táxi-lotação e foi perseguido, na Estrada do Parque Vitória, por criminosos que estavam em um veículo Duster branco.

O carro em que estava a vítima ainda entrou no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória. Neste local, um dos passageiros da Duster efetuou vários tiros, que atingiram o tórax da vítima, causando sua morte no local. O caso é investigado pela SHPP.

A outra execução ocorreu no Residencial João Alberto, área da Vila Lobão e teve como vítima Jhosef Costa Serra, de 30 anos. A polícia informou que ele foi alvejado e ainda foi levado para o hospital do Anil, mas chegou sem vida. Há informações que o crime contou com a participação de faccionados, mas, está sendo investigado pela Polícia Civil.

SAIBA MAIS

A polícia até a tarde de sexta-feira, 29, não tinha efetuado a prisão dos acusados do assassinato de Claiton Oliveira, MC favela. De acordo com a polícia, ele foi morto a tiros durante a noite quinta-feira, 28, no centro de Timon, nas proximidades da Secretaria Municipal de Saúde dessa cidade. Os suspeitos fugiram em uma motocicleta, de marca e placa não identificadas.

Cronologia dos assassinatos ocorridos entre manhã da última quinta-feira até as primeiras horas de sexta-feira, 29, na Ilha

  • Horário 8h30: achado do corpo de Yara Cristine Alves Cardoso, na Vila Operária
  • Horário 16h30: morte do tenente-coronel da PMMA, Ronilson Gomes Pinto, no Residencial Pinheiros
  • Horário 18h30: Glenderson Ferreira do Santos, no Coroado
  • Horário 19h41: Roberth Thallyson Silva Mendes, no Santa Clara
  • Horário 20h40: Sandro Serrão Batista, Residencial Orquídea
  • Horário 22h: Carlos Eduardo Mendonça, na Vila Natal, área do Coroadinho
  • Horário 00h18 de sexta-feira (29): Salomão Matos dos Santos, no Parque Vitória
  • Horário 00h45 de sexta-feira (29): Jhosef Costa Serra, no Residencial João Alberto, área da Vila Lobão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.