Bolsas de sangue

Dos oito tipos sanguíneos, sete estão com estoque em situação crítica

De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão, são doadas cerca de 150 bolsas de sangue por dia, na Grande São Luís, contudo, o ideal são 300 bolsas diárias; neste mês, Hemomar recebeu 3.496 doadores

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Alguns tipos sanguíneos estão em baixa no Hemocentro de São Luís
Alguns tipos sanguíneos estão em baixa no Hemocentro de São Luís (doação de sangue)

São Luís – De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), dos oito tipos sanguíneos disponíveis no estoque para suprir a região metropolitana de São Luís, sete estão em estado crítico. Apenas o tipo sanguíneo AB+ está com estoque moderado. No caso das plaquetas, três estão em estado crítico e um (AB) com estoque mínimo.

A defasagem na reserva de bolsas de sangue se deu principalmente devido o receio de doadores de se contaminarem com a Covid-19 durante a coleta. Apenas neste ano, até a última quarta-feira (27), 3.496 doadores, dos quais 2.963 foram considerados aptos e 533 inaptos, chegando a uma média de 159 bolsas diárias. Contudo, o ideal para suprir os hospitais da região, são 300 bolsas diárias.

De acordo com o Hemomar, durante o período da pandemia, de março de 2020 até o dia 27 de janeiro de 2021, o Centro 35.332 doadores aptos e 6.925 inaptos. Os inaptos são os doadores, que por algum motivo, não atenderam aos critérios de doação durante a triagem.

Medidas para aumentar doações
Para mudar o cenário do estoque sanguíneo no estado, o Hemomar criou medidas para atrais mais doadores, além de manter a segurança e evitar a propagação do vírus da Covid-19, que incluem readequação dos espaços e limpeza dos ambientes. O Hemomar também desmobilizou uma van própria para buscar grupos de doadores na Região Metropolitana de São Luís, mediante agendamento, e firmou parceria com a empresa de mobilidade urbana 99 para garantir descontos nos deslocamentos para doação de sangue em São Luís, Imperatriz e Caxias.

Também foi firmado parceria com empresas, grupos comunitários, instituições e órgãos públicos para encaminhamento de grupos de doadores ou realização de coletas externas, pois, de acordo com o Centro, as salas de doações costumam a encher apenas durante ações e mobilizações de grupo. Alguns parceiros foram o 24º BIL, FONMART, Hospital de Referencia Oftalmológica, Igreja Evangélica Ministério da Redenção; Igreja Maranata, Igreja Universal do Reino de Deus; Karolícias; Paróquia Nossa Senhora da Glória; Polícia Rodoviária Federal; EMSERH; Procon, Procuradoria Gerak; Supermercados Mateus; Vale, etc.

Além disso, desde o lockdown o Centro Hematológico disponibiliza transporte individual para deslocamento do doador para o centro. Assim como disponibilizou um número de whatsapp (9162-3334) para agendamento de doações. O Hemomar intensificou no período a rotina de convocações por meio de telefone e mensagens de WhatsApp para os doadores cadastrados no sistema.

O Centro também está com uma página disponível no Instagram (@hemomaroficial) para propagar a cultura da doação e tirar dúvida da população quanto à doação de sangue.

SAIBA MAIS

Perfil do doador

De acordo com O Hemomar:

  • A maior parte das doações são de homens;
  • As pessoas com mais de 29 anos são as que mais doam.

Estoque de sangue total
O+Crítico
A+Crítico
B+Crítico
AB+Adequado
O-Crítico
A-Crítico
B-Crítico
ABCrítico

Estoque de plaquetas
OCrítico
ACrítico
BCrítico
ABMínimo
NÚMEROS

35.332 doações foram aptas durante o período da pandemia

2.963 doações foram consideradas aptas em janeiro de 2020

159 bolsas de sangue, em mpedia, são coletadas diariamente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.