Covid19

Deputado quer ampliação de prioridades na vacinação

Yglésio Moyses sugeriu a inclusão de estudantes de cursos da área da Saúde que fazem estágio e atividades curriculares em hospitais e laboratórios

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Yglésio: ampliação de prioridades
Yglésio: ampliação de prioridades (Yglesio)

O deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) solicitou aos secretários de Estado e Municipal de Saúde, Carlos Lula e Joel Nunes [São Luís], respectivamente a ampliação da lista de prioridades para a vacinação contra a Covid-19 na capital e no Maranhão.

O parlamentar sugeriu a inclusão urgente de estantes de cursos da área da Saúde que cumprem carga horário em estágio e atividades curriculares em hospitais e postos de saúde e que estão sujeito à contaminação pelo coronavírus.

“Alô, Carlos Lula e Dr. Joel Nunes, precisam ser incluídos, de maneira urgente na vacinação, os estudantes das áreas de saúde que estejam realizando estágio e atividades curriculares em hospitais/ambulatórios/laboratórios e unidades básicas de saúde”, escreveu em seu perfil em rede social.

Yglésio argumentou que apesar de os jovens, em geral, não evoluírem para casos graves, este grupo tem potencial para transmitir o vírus para outras pessoas.

“Mesmo sabendo que, em geral, os casos não são graves, é fundamental apostar no efeito de redução da cadeia de transmissão da doença, já que os mais jovens costumam ser mais assintomáticos e eficientes transmissores. Vejam isso com atenção”, pontuou.

O público-alvo nesta primeira fase de vacinação, definido pelo Governo Federal e que foi aderido no Plano Estadual de Vacinação e no Plano Municipal de Vacinação de São Luís, inclui indígena aldeado em terra demarcada; pessoa com 60 anos de idade ou mais e que esteja institucionalizada, ou seja, em asilos ou casas de repouso; pessoa com deficiência institucionalizada e profissional da Saúde que atua na linha de frente de combate a Covid-19.

Imunização

Em São Luís, os profissionais de Saúde estão sendo imunizados no Centro Municipal de Vacinação, instalado no Multicenter Sebrae, divididos por faixa etária.

De ontem até dia 1º de fevereiro, os profissionais vacinados são aqueles de 35 a 39 anos de idade.

Já os idosos, a partir de 75 anos, vão começar a ser imunizados nos próximos dias. Ontem houve um ato simbólico com a imunização da senhora Maria José, de 91 anos de idade, que é interna do Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi).

A Prefeitura vai disponibilizar nas próximas horas um aplicativo para que os idosos que não são institucionalizados possam fazer o seu cadastro, para obter agendamento de horário e local de vacinação e assim evitar aglomerações. O objetivo é fazer a vacinação descentralizada dos idosos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.