Governo estadual

Pires cobra coerência em decisões sobre Covid-19

Deputado lembrou do decreto do governo que proibia festas, casamentos, aniversários e batizados, mas que precisou ser suspenso após pressão

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Pires  cobrou coerência de Flávio Dino em relação ao combate a Covid-19
Pires cobrou coerência de Flávio Dino em relação ao combate a Covid-19 (César Pires)

O deputado estadual César Pires (PV) cobrou cautela e coerência do governador Flávio Dino (PCdoB) em decisões consideradas drásticas no enfrentamento da pandemia da Covid-19. O parlamentar lembrou do decreto baixado pelo chefe do Executivo no fim de semana que proibia a realização de festas de aniversário, casamentos e até batizados, mas que foi suspenso após forte pressão da sociedade.

Pires afirmou que é favorável às medidas que busquem diminuir as possibilidades de proliferação do vírus, mas alertou que é necessário também pensar nas pessoas.

O parlamentar afirmou que decisões açodadas tomadas pelo governador têm prejudicado a população, por isso a reação de vários setores da sociedade ao recente decreto.

“É preciso se compreender que, embora se tenha determinadas ações e eu aceito todas como preventivas para evitar a proliferação pandêmica. Por outro lado, nós não podemos sacrificar o povo. Recentemente nós vimos estudos que mostram que o pequeno empresário e o assalariado não recupera o seu status do ano de 2019 na próxima década. Ou seja, ele não consegue recuperar por conta de medidas como essa que o governador to-mou”, pontuou.

Fora de cena

César também criticou a postura de Dino na ocasião da suspensão dos efeitos do polêmico decreto. Para ele, Dino se ausentou para evitar desgaste à sua imagem. O anúncio de suspensão da medida, após forte pressão da população e dos empresários, foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

“Ele involuiu na sua decisão e no momento de involuir para não passar para o campo da antipatia, colocou o seu secretário de Saúde para poder dar a notícia. O que eu quero dizer ao senhor Flávio Dino é que é preciso cautela para evitar decisões açodadas, como ele tem tomado", disse.

César Pires lembrou que o Maranhão já recebeu soma bilionária de recursos do Governo Federal para o enfrentamento da Covid, e mesmo assim, o anúncio midiático do Governo do Estado foi de aquisição de luvas e seringas.

“O Governo recebe toda uma ajuda federal, inclusive uma grandiosa soma de recursos e alardeia algo que eu não tenho o costume de ver: ‘comprei seringas e luvas’. Bom, seringas e luvas são interessantes, são, mas não devia ser colocado como pressuposto básico midiático como eu tenho visto. Deveria ter outro tipo de ação e aquela que ele ia fazer, recuou. E recuou porque não tem planejamento”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.