Versão impressa

Enem 2020: gabaritos já estão disponíveis no site do Inep

Por causa do método de correção chamado TRI, não é possível calcular nota final com base no número de acertos. Resultados individuais só sairão em 29 de março

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
As provas do Enem foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro
As provas do Enem foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro (Enem gabarito)

BRASÍLIA - Os gabaritos da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foram divulgados ontem,27. no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)..

É importante lembrar que o número de acertos do candidato não indica sua nota final, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O sistema de correção detecta a coerência no desempenho do estudante - ele reconhece o “acerto ao acaso”, ou seja, o “chute”, e atribui uma pontuação menor.

No Enem, cinco candidatos podem acertar exatamente a mesma quantidade de questões, mas tirarem notas bem diferentes. Um exemplo: se o aluno acertou as 5 questões mais difíceis, mas errou as mais fáceis, provavelmente "chutou" as alternativas. Seu desempenho é considerado incoerente, e a pontuação para cada acerto é reduzida.

As notas finais das provas objetivas e da redação serão divulgadas pelo Inep no dia 29 de março, inclusive para quem participará da reaplicação do Enem (em 23 e 24 de fevereiro).

Reaplicação da prova

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, terão até sexta-feira,29, para pedirem a reaplicação da prova. O pedido deve ser feito pela Página do Participante. O endereço é: https://enem.inep.gov.br/participante/

Os pedidos serão analisados caso a caso. Os resultados saem em 12 de fevereiro e estarão disponíveis também na Página do Participante.

A reaplicação está prevista em edital do Enem e ocorre em todas as edições. Para o Enem 2020, a reaplicação será em 23 e 24 de fevereiro.

A prova é feita na mesma data do Enem para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL, e tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, mas com questões diferentes.

Problemas logísticos

- fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local)
- falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural)
- falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Cronograma do Enem

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
Resultados: 29 de março

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.