Violência

Criança indígena e dois faccionados mortos em 24 horas

A índia tinha 5 anos e foi encontrada em um córrego, na Terra Indígena Arariboia, em Arame

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Claudionor Melo foi morto a tiros
Claudionor Melo foi morto a tiros (faccionado)

Maranhão - Dois faccionados e uma criança indígena foram mortos em um intervalo de 24 horas no interior do estado. Os suspeitos de terem assassinado Vanessa Gomes Guajajara, de 5 anos, ainda não haviam sido presos pela polícia. A criança indígena estava desaparecida desde o último dia 25 e foi encontrada morta com sinais de violência, na terça-feira, 26, em um córrego, localizado na Terra Indígena Araribóia, em Arame.

A investigação do crime está sob a responsabilidade da Polícia Civil e caso se tratasse de violação dos direitos indígenas ficaria a cargo da Polícia Federal. Segundo a polícia, a vítima residia na aldeia Barreirinha, zona rural de Arame. Na segunda-feira, 25, ela desapareceu quando a mãe, Regina Guajajara, estava lavando louça dentro de sua residência.

Os índios da tribo e guarnições da Polícia Militar realizaram buscas em toda a localidade. A criança foi encontrada pelo pai, em companhia de outros índios, em um córrego, dentro de uma área de matagal.

A criança apresentava sinais de violência, principalmente, no pescoço e cabeça. O corpo foi encaminhado para o hospital da cidade para ser autopsiado. O resultado dos exames periciais vai ser encaminhado nos próximos dias para a Polícia Civil. A motivação do crime ainda não foi identificada pela polícia.

A ativista dos povos indígenas no estado, Érika Nogueira, informou que a vítima tinha deficiência física e dificuldade na fala. “A criança não andava direito, os índios querem justiça”, afirmou Érika Nogueira.

Mais mortes
O ex-presidiário e faccionado, Claudionor Emílio de Melo, de 39 anos, foi executado ontem dentro de uma padaria, localizada no bairro Mutirão, na cidade de Imperatriz. No momento da empreitada criminosa havia outros clientes no ponto comercial, que ficaram receosos de serem baleados também.

A polícia informou que a vítima estava morando recente naquele bairro e ontem foi abordada por faccionados rivais, quando estava na padaria, sendo morta com vários tiros.

A polícia ainda encontrou uma arma de fogo, na cintura do ex-presidiário. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) dessa cidade e o caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP), mas, ainda não houve registro de prisão.

Confronto
O faccionado e foragido do Poder Judiciário, Marcos José Bispo de Andrade Júnior, de 27 anos, foi morto em confronto policial, na noite de terça-feira, 26, na cidade de Bacabal. O delegado Daniel de Arruda declarou que Marcos Bispo era acusado de roubo majorado, porte ilegal de arma de fogo, homicídio tentado e estava foragido do presídio de Pedreiras, desde o mês de junho do ano passado.

Ainda segundo o delegado, na última terça-feira, os policiais ficaram sabendo que o criminoso estava escondido em uma residência, localizada na área central da cidade. No local, a equipe de capturas da Polícia Civil foi recebida a tiros e o criminoso conseguiu se embrenhar para a uma área de matagal alagada.

Foi pedido o reforço do Cosar (PM), que também foram recebidos a tiros. O delegado disse que durante a troca de tiros Marcos Bispo foi baleado e morreu a caminho do hospital. “Havia uma ordem de prisão em desfavor do criminoso”, frisou o delegado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.