Coronavírus

Conass critica apoio do governo para compra de vacinas por empresas privadas

Carlos Lula, presidente do órgão, publicou nota criticando a decisão do governo nesta quarta-feira (27)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(vacina Oxford/AstraZeneca)

São Luís – O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) criticou ontem, 27, o aval do governo federal para a compra de vacinas contra a covid-19 por empresas privadas. Segundo a entidade, a vacinação deve seguir rigor técnico, não o poder de compra, e é “indispensável” que as doses disponíveis sejam direcionadas aos grupos mais vulneráveis.

O presidente do órgão e também secretário de estado da saúde do Maranhão, Carlos Lula, publicou a nota da Conass em seu Twitter pessoal.

Carlos Lula, em sua publicação, encerrou dizendo que o momento é de unir esforços. “Agora, a hora é de somar esforços, agir com rapidez e garantir vacinas de Covid-19 para toda população através do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, frisou.

A manifestação vem em meio à articulação de parte da iniciativa privada brasileira para importar 33 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Universidade de Oxford. A farmacêutica, porém, já descartou essa possibilidade, afirmando que atualmente todas as doses estão reservadas a contratos já assumidos com países — incluindo o Brasil — e organizações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.