Eleição da Câmara

Bolsonaro: "Vamos influir na presidência da Câmara Federal"

Bolsonaro apoia o candidato Arthur Lira, líder do Centrão, na eleição para a presidência da Câmara; oposição reclama da interferência do Planalto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Deputados do PSL se reuniram ontem com presidente Bolsonaro, que quer “influir” na eleição da Câmara
Deputados do PSL se reuniram ontem com presidente Bolsonaro, que quer “influir” na eleição da Câmara (PSL Bolsonaro)

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que tem a intenção de "influir" na presidência da Câmara por meio de deputados do PSL.

Bolsonaro deu a declaração após uma reunião com deputados do partido, em conversa com apoiadores na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada.

"Viemos fazer uma reunião com 30 parlamentares do PSL e vamos, se Deus quiser, participar, influir na presidência da Câmara com esses parlamentares, de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil", afirmou o presidente.

A eleição para a presidência da Câmara está marcada para a próxima segunda-feira, 1º. O candidato de Bolsonaro é o deputado Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão. O adversário de Lira na disputa é Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Deputados da oposição têm reclamado de interferência do Palácio do Planalto na eleição da Câmara.

Auxiliares presidenciais vêm levantando o mapa de cargos de primeiro e segundo escalão de deputados federais, para usar os postos como moeda de troca na disputa da Câmara.

Anexo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem que a intenção do presidente Jair Bolsonaro "é transformar o parlamento num anexo do Palácio do Planalto". Maia também disse estimar que chegam a R$ 20 bilhões as emendas prometidas pelo governo a parlamentares que apoiarem Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara.

As declarações foram dadas em "resposta" à fala de Bolsonaro na manhã desta quarta após reunião com deputados do PSL. O presidente da República disse ter a intenção de "influir na presidência da Câmara" por meio de parlamentares do partido.

"É um alerta aos deputados e deputadas que a intenção do presidente é transformar o parlamento num anexo do Palácio do Planalto, o que enfraquece o mandato de cada deputado e de cada deputada e, principalmente, no protagonismo da Câmara dos Deputados nos debates com a sociedade", afirmou Maia.

O atual presidente da Câmara defendeu a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) - que tenta emplacar como sucessor - em contraposição ao nome de Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado por Bolsonaro.

"Acho que a frase dele [Bolsonaro] hoje é a prova de que precisamos de um candidato que dialogue, que tenha equilíbrio como o Baleia. Que não seja de oposição ao governo, que o Baleia não é, mas que entenda que o Parlamento é outro poder", disse Maia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.