Estado Maior

Tempo pra reforma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

O governador Flávio Dino tem agora cinco dias para definir as mudanças em sua equipe do primeiro escalão do governo. O comunista comunicou a chegada de Ricardo Capelli para a Secretaria de Comunicação da gestão que agora vai compor para ter a representação política.

No mais, Dino não tem dado muitos sinais de que mudanças mais radicais deverão acontecer de fato no primeiro escalão.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), por exemplo, deve sofre mudanças. Mas, na prática, elas se constituirão em seis por meia dúzia. Ou
seja, deverá sair Márcio Honaiser (PDT) para a entrada do ex-prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT).

Nagib não disputou a reeleição em 2020 devido a uma condenação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que o deixou inelegível. O PDT o substituiu pelo candidato Zito Rolim que foi derrotado nas urnas por Zé Francisco.

Fora esta mudança, há previsão de encaixe de nome do PT na gestão estadual. O governador Flávio Dino deve encaixar um petista na Agência de Mobilidade Urbana (MOB), segundo a vontade do secretário Márcio Jerry.

No entanto, o PT segue sem saber ao certo o que vai assumir, mas não querendo ter somente a MOB, espaço que já era do PT desde 2019. Existe a possibilidade de a Cultura ser dos petistas. Mas isso ainda é especulação.

O fato é que Dino não deve mudar quase nada e assim manter o PDT com suas estruturas no primeiro escalão da gestão comunista.

Encontro
O ministro de Ciências e Tecnologia, Marcos Pontes, se reuniu com membros da bancada federal do Maranhão para debater a construção de um futuro porto em Alcântara.

Pontes pediu ainda o apoio dos parlamentares para a destinação de emendas com recursos para melhorar a infraestrutura na região da cidade de Alcântara.

Participaram do encontro os deputados Juscelino Filho (DEM), Pastor Gil (PL), Gil Cutrim (PDT), Bira do Pindaré (PSB), Edilázio Júnior (PSD) além do senador Weverton Rocha (PDT).

De volta
Os secretários Márcio Jerry e Rubens Júnior (ambos do PCdoB) retornam nesta sexta-feira, 29, ao mandato de deputado federal.

Eles reassumem o mandato para participar da eleição para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara que ocorrerá na segunda-feira, 1º. Os comunistas votam em Baleia Rossi (MDB).

Jerry e Rubens precisarão voltar ao mandato porque Gastão Vieira (Pros) e Dr. Elizabeth Gonçalo (PL) estão em partidos que votarão por Arthur Lira (PP)

Sugestão
O deputado estadual e ex-candidato a prefeito de São Luís, Duarte Júnior (Republicanos) questionou a metodologia usada pela administração da capital, que decidiu centralizar a aplicação das vacinas contra a Covid-19.

Mostrando um vídeo em sua conta no Twitter com grande concentração de pessoas no local, o parlamentar disse que a medida contribui para a aglomeração.

Ele foi favorável à descentralização do atendimento.

Aglomeração
De fato, a Prefeitura de São Luís teve tempo suficiente para determinar a vacinação por data de nascimento ou mesmo por ordem alfabética.

No entanto, a gestão municipal divulga a vacinação sem uma programação que evite aglomerações no Centro de Vacinação da Capital, Multicenter Sebrae.

Sem uma comunicação eficiente com a sociedade, o município acaba aglomerando profissionais de saúde, com idosos e até público que não estava programado para estas primeiras doses da vacinação contra Covid-19.

Crítica
O governador Flávio Dino (PCdoB) criticou a medida do Governo Federal que admitiu não abrir negociação com a Pfizer para a compra de lotes de vacina por considerar os valores altos.

Segundo Dino, “caro é manter uma pessoa em uma UTI”.

Ele sugeriu que a proposta fosse exposta aos estados, dando a entender que “compraria” se soubesse o que estavam ofertando.

DE OLHO

8 mil doses DO LOTE DE VACINAS CoronaVac deverão chegar a São Luís nos próximos dias. As doses já estão em posse do governo do Maranhão.

Sem comentário
Flávio Dino, aliás, não comentou a “revogação” da revogação do secretário de Saúde, Carlos Lula, que voltou atrás na suspensão de eventos de pequeno porte por 14 dias.

Nos bastidores, o que se comenta é que o comunista jogou o aliado para as chamas que, por sua vez, tentou apaziguar o incêndio sem sucesso.

Carlos Lula também vem sendo criticado por gestores do município de São Luís por sua “demora” no repasse de informações.

E MAIS

• Organização de artistas e representantes de donos de bares e restaurantes e ainda trabalhadores de eventos estavam com reunião programada para debater
a possibilidade de fechamento dos eventos com até 150 pessoas.

• A Prefeitura de São Luís informou, por meio de nota, que a vice-prefeita Esmênia Miranda foi exonerado do cargo de secretária de Educação ontem.

• O motivo da exoneração é uma exigência legal que precisa de autorização da Câmara para que a vice-prefeita, para assumir um cargo no primeiro escalão
acima de 15 dias, precisa de aprovação dos vereadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.