Ação

Senadora maranhense quer criminalizar "fura-fila" na vacinação

''Esses comportamentos devem ser prontamente repreendidos porque interferem no gerenciamento dos programas de imunização'', afirma a senadora

José Linhares Jr / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Vacinação)

SÃO LUÍS - A senadora Eliziane Gama (MA), deve apresentar projeto de lei para tipificar como crime a antecipação indevida de vacinação durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo a proposta, quem ‘vacinar-se antecipadamente’ em desobediência à ordem de imunização estabelecida pelo Poder Público, estará sujeito a detenção de três meses a um ano e multa.

O projeto estabelece ainda que as mesmas penas para quem burlar também recaiam sobre os que souberem da irregularidade, autorizar ou aplicar vacina em pessoa que não atende à ordem de vacinação.

‘Fura-filas’

Na semana passada, pelo menos 12 estados (AP, AM, BA, CE, MG, PA, PB, PE, PI, RN, SP e SE) e o DF teriam vacinado pessoas que não são dos grupos prioritários. Entre os ‘fura-filas’ estariam políticos, funcionários públicos e alguns empresários, sendo que os casos já estariam sendo apurados pelo Ministério Público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.