COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
ANA LÚCIA Albuquerque (de máscara) com os amigos Antonio Luiz Amaral Pereira (dentista especializado em Periodontia) com a esposa Silvana Amado Libério (cirurgiã-dentista especializada em Odontopediatria) e sua irmã Madalena Amado Libério (psiquiatra que agora divide sua residência e seu consultório entre o Rio de Janeiro e São Luís)
ANA LÚCIA Albuquerque (de máscara) com os amigos Antonio Luiz Amaral Pereira (dentista especializado em Periodontia) com a esposa Silvana Amado Libério (cirurgiã-dentista especializada em Odontopediatria) e sua irmã Madalena Amado Libério (psiquiatra que agora divide sua residência e seu consultório entre o Rio de Janeiro e São Luís)
LEMBRANÇA de animada noitada em São Paulo: Ana Karin Andrade com o Repórter PH e o grande cantor lírico e popular brasileiro Thiago Arancam
LEMBRANÇA de animada noitada em São Paulo: Ana Karin Andrade com o Repórter PH e o grande cantor lírico e popular brasileiro Thiago Arancam

A partida do boêmio
Convidado especial para a sessão especial de viola com Deus e convidados, Odivaldo Moraes Rego, grande violeiro e cantor e homem banhado na alma popular, seguiu ontem para o céu.

Foram muitas décadas de serenatas, shows, sessão entre amigos, barzinhos, circuitos familiares, profissionais, que Odivaldo iluminou a cena com seu
violão solado de maneira criativa, ágil e garbosa, como um piano dedilhado em múltiplos acordes.

Pertenceu a uma época de grandes músicos e cantores como Joran Coelho, Tripa, Hilton Assunção, Cardoso, todos mensageiros do som e da palavra musical, para acalentar almas sedentas de arte e qualidade de viver. E muitos os nossos amigos em comum, boêmios de sua palavra e música.

A diabetes que o acometeu não lhe diminuiu o ímpeto de estar em cena com sua metralhadora de sons, arranjos, breques, tiradas. E a alegria
que o contagiou a vida inteira.

Odivaldo uma alma faminta de compartilhar o que tinha de melhor: o som do coração.

Letargia oficial
A demora para vacinar acarreta um desafio extra na gestão da saúde no país. Não existem certezas absolutas, mas estudos apontam maiores probabilidades de que a imunização contra a covid-19 dure entre três e seis meses, com menores possibilidades de resistir por um ano.

Ou seja, no ritmo em que a vacinação anda no Brasil, quando os últimos estiveram recebendo sua dose, os primeiros já estarão desprotegidos.

Vacinação só funciona se a circulação do vírus for interrompida. Para isso, é preciso um esforço maciço e simultâneo.

Hoje, no Brasil, os únicos privados do seu direito individual são os que querem se vacinar, que formam uma imensa maioria.

A boa notícia
Para os brasileiros que estão na fila à espera da imunização, não importa quem convenceu a China a liberar os insumos para a fabricação das vacinas contra o coronavírus em território brasileiro.

Como diria o líder chinês Deng Xiaoping, não importa a cor do gato, desde que cace o rato.

A boa notícia é que a China desbloqueou a preciosa carga do Insumo Farmacêutico Ativo, o IFA, três letras mágicas que permitirão ao Instituto Butantan fabricar a CoronaVac em São Paulo e à Fiocruz produzir a vacina Oxford/AstraZeneca no Rio.

Na balança
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, está satisfeito com a montagem da sua equipe.

Pondera que, apesar da dificuldade, está conseguindo equilibrar os perfis técnicos e as indicações políticas, especialmente nos escalões intermediários.

Na saúde, por exemplo, boa parte da equipe da gestão anterior permaneceu, garantindo a continuidade dos esforços de combate à pandemia.

Oeste em alta
Acaba de ser entregue mais um lote das obras de adequação da BR 135, com 67 km de extensão. A primeira parte, que fica na Bahia, de 37 km, foi concluída em 2018 e está em operação desde então. A rodovia é fundamental para escoamento de grãos dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região conhecida como Matopiba. A BR-135 éuma rodovia federal de cerca de 2,5 mil km, que liga o Nordeste do Brasil, a partir do Maranhão, ao Sudeste, terminando em Minas Gerais.

TRIVIAL VARIADO
Eduardo Braide tem dois objetivos em mente quando o assunto é transporte coletivo da Capital: 1. Sistema que funcione bem; 2. Preço da tarifa acessível. A
primeira palavra que me vem à cabeça diante desse duplo desafio é: subsídio. Mas isso o prefeito não quer, o que torna tudo ainda mais complexo.

Sites de vídeos pornô estão divulgando filmes inéditos de sexo caseiro realizados nos finais de semana em um hotel da cidade e protagonizados por um casal
iluminado e renomado da sociedade. Aliás, o parceiro é advogado festejado. A iluminada parceira, entretanto, tem reputação duvidosa.

O exército antivacina e os seguidores de Jair Bolsonaro que rejeitam tudo o que vem da China terão de mudar o discurso depois da conversão dele e dos seus principais ministros, que veem na imunização a única chance de a economia voltar a crescer.

A briga Bolsonaro X Doria, que miram em 2022, tem um lado positivo: a disputa de protagonismo entre os dois funciona como alavanca para a produção das vacinas que podem, com a imunização em massa, impulsionar a economia em 2021.

Este ano não vai ser igual àquele que passou. Não teremos a maior confraternização em clima carnavalesco do Maranhão. Definitivamente fica adiado para o dia 19 de fevereiro de 2022 o Almoço do PH Revista, que sempre atrai convidados de todo o país para o mais bonito evento do nosso Carnaval.

DE RELANCE

Os furadores de fila
Os jornais têm noticiado o caso de um secretário municipal da Saúde de uma cidade goiana que furou a fila de idosos e deficientes para arranjar um lugarzinho para a mulher da sua vida. Na verdade, o que ele fez foi dar um jeitinho de separar uma das raras vacinas contra a covid-19 no seu município para imunizar a própria esposa, que não fazia parte do grupo prioritário. Virou escândalo e exoneração, evidentemente.

Os furadores de fila... 2
O homem, que também é pastor de uma igreja local, reconheceu o erro, pediu desculpas e se justificou com uma verdadeira declaração de amor conjugal: “Foi com intuito de resguardar e preservar a saúde e a vida da mulher da minha vida. Sou capaz de dar minha própria vida por ela”. Romântico, né? Mas não deixa de ser desonesto e imoral, ainda que muita gente esteja fazendo o mesmo por motivos menos nobres em vários estados do País – no Maranhão, inclusive.

Os furadores de fila... 3
Casos de furadores de fila vêm pipocando em várias partes do mundo, inclusive em países de reconhecida tradição civilizatória. Um dos mais rumorosos é o do
chefe do Estado-Maior da Espanha, general megaestrelado, que pediu demissão do cargo depois de ser flagrado na esperteza. Na hora do salve-se quem
puder, é mesmo difícil ser forte, aguerrido e bravo, como recomenda nosso polêmico hino.

Os furadores de fila... 4
A inspirada Clarice Lispector deixou registrado que coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante da vida. No contexto da pandemia, os furadores
de fila não merecem clemência. Pode até parecer que o pastor da cidade goiana foi menos egoísta do que o militar espanhol, pois não pensou apenas em si próprio, e sim na mulher de sua vida. Mas desconsiderou que aquela dose de vacina surrupiada pertencia a alguém que também é o amor da vida de outro alguém.

Os furadores de fila... 5
Com o MP já no circuito e apurando aquilo que só se vê no Brasil, chegam denúncias toda hora de quem estaria tumultuando o processo das vacinas em São Luís e no interior do Estado. Há a denúncia de um figurão que se diz influenciador do meio político e paga de bom conversador tentando agora ganhar vantagem num momento sério e delicado, onde a Saúde e a necessidade da vacina estão em primeiro lugar. Cuidado com esses fanfarrões, pois estamos de olho!

Apple Teacher & Dom Bosco
A tecnologia veio para ficar e as ferramentas digitais são uma grata realidade nas práticas de Educação Exponencial do Colégio Dom Bosco, que há anos já fazia uso de muitas soluções tecnológicas em sala de aula no processo de construção de conhecimento, no qual o aluno é o maior protagonista. E no ano de 2020, a escola galgou uma importante conquista, ao ter 100% de seu corpo docente com a certificação Apple Teacher. Apple Teacher & Dom Bosco ...2
Vale destacar que o Apple Teacher é um programa de aprendizagem profissional que dá suporte e premia educadores que fazem bom uso dos produtos
Apple em sala de aula, a exemplo do time de docentes do Dom Bosco.

Blue Day no Blue Tree
O hotel Blue Tree São Luís, que já disponibiliza o Day Use, onde é possível aproveitar um dia inteiro no local com direito a apartamento e amenities, agora conta, também, com o Blue Day. Na nova modalidade, é possível usufruir de todos os espaços de lazer do hotel e reverter 100% do valor pago em consumação em alimentos e bebidas do Blue Bar e Oito Restaurante.

Para escrever na pedra:
“Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação”. De Madre Tereza de Calcutá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.